Notícia

Reforma da Previdência

Reformar a Previdência vai liberar recursos para investimentos no País, diz Meirelles

publicado: 12/12/2017 20h35, última modificação: 26/02/2018 12h02
Ministro da Fazenda explica que, se nada for feito, peso da Previdência no Orçamento pode subir de 50% para 80% em alguns anos

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que quanto antes a reforma da Previdência for aprovada melhor para o País. Segundo ele, com a mudanças nas regras, o Brasil vai economizar o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB), dinheiro que estará disponível para o consumo da sociedade e para investimentos. A fala do ministro ocorreu, nesta terça-feira (12), durante reunião com líderes empresariais, no Palácio do Planalto.

Meirelles explicou ainda que, se nada for feito, o peso da previdência no Orçamento do Governo do Brasil pode subir de 50% para 80% em alguns anos. “Não haverá mais recursos para investimentos na saúde e na educação”, alertou.

“Estamos vivendo, agora, um momento crucial e decisivo para o País nos próximos anos”, ponderou o ministro. Meirelles também lembrou da situação dramática que alguns países viveram, como Grécia e Portugal, quando tiveram de cortar parte dos benefícios dos aposentados por terem adiado uma reforma da Previdência.

No caso dos gregos, a situação foi tão grave que um corte não foi suficiente e o país chegou a 14 cortes na aposentadoria dos trabalhadores. “Isso é uma tragédia. Imagina o aposentado ter um corte na sua aposentadoria”, disse.

Fonte: Planalto

Reportar erro