Notícia

Comércio Exterior

Presidente assina declaração para fortalecer compromisso contra barreiras comerciais

publicado: 10/12/2017 18h12, última modificação: 26/02/2018 12h28
Michel Temer se reuniu com representantes de outros 10 países para celebrar acordo que pretende estreitar relações bilaterais
Presidente assina declaração para fortalecer compromisso contra barreiras comerciais

Presidente Temer assinou a declaração de Buenos Aires - Foto: Marcos Corrêa/PR

Com a assinatura da Declaração Presidencial de Buenos Aires neste domingo (10) por 10 países latino-americanos, fica fortalecido o compromisso entre as nações da região para reduzir as barreiras comerciais entre as nações. O presidente da República, Michel Temer, é uma das autoridades que está na Argentina para celebrar o acordo, que integra as atividades da 11ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Confira a íntegra da declaração

Também chancelada pelos presidentes da Argentina, Colômbia, Chile, Guiana, México, Paraguai, Suriname e Uruguai, a medida reforça as diretrizes do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT). As nove nações são signatárias do GATT, em vigor há 70 anos. A ideia é promover a integração regional da América Latina de modo a apoiar a presença e o protagonismo do grupo no mercado global.

Nesse sentido, o documento reforça o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a Agenda 2030. Isso porque incentiva que os países adotem ações para facilitar o intercâmbio de produtos, serviços e tecnologias, para melhorar a qualidade de vida das populações e elevar a oferta de empregos na região.

Fonte: Planalto

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
Reportar erro