Notícia

Viagem internacional

Brasil e Noruega mantêm parcerias estratégicas em meio ambiente e inovação

publicado: 21/06/2017 19h08, última modificação: 26/02/2018 12h28
Além de financiar o Fundo Amazônia, Noruega mantém cooperação com Brasil em outras ações de desenvolvimento sustentável
Brasil e Noruega mantém parcerias estratégicas em meio ambiente e inovação

Noruega é o maior financiador de fundo de combate ao desmatamento da floresta amazônica - Foto: Gilberto Soares/MMA

Preocupados com o desenvolvimento sustentável e com a conservação do meio ambiente, Brasil e Noruega têm construído uma agenda comum. Os dois são parceiros em projetos de proteção ambiental e desenvolveram ações conjuntas importantes nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Com a viagem presidencial ao país escandinavo, novos compromissos devem ser firmados.

Para o embaixador do Brasil na Noruega, George Prata, os dois países compartilham valores semelhantes em relação ao meio ambiente. “Todos os dois países promovem o conservacionismo e estão preocupados com o desenvolvimento sustentável”, afirma.

Como o Brasil tem um importante patrimônio natural, os noruegueses ajudam a financiar parte da proteção a essa riqueza. “A Noruega é uma grande financiadora das atividades do Fundo Amazônia”, relata.

“Nos últimos anos, contribuiu com quase US$ 1 bilhão para programas de conservação e desenvolvimento sustentável na Amazônia, que são programas financiados por meio do BNDES”, explica.

Valores compartilhados

Prata relatou ainda que Brasil e Noruega compartilham outros valores, além da preocupação com o desenvolvimento sustentável. Os dois países têm visão semelhante em promoção dos direitos humanos e em promoção da paz. “É um relacionamento amplo e significativo”, observou.

Fonte: Portal Planalto

Reportar erro