Notícia

Diplomacia

Guterres vê CPLP como "fundamental" para entendimento de paz no mundo

publicado: 31/10/2016 20h01, última modificação: 26/02/2018 12h28
Escolhido novo secretário-geral da ONU, português participou da conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa
Países de Língua Portuguesa são essenciais para entendimento mundial pela paz, diz novo secretário-geral da ONU

Guterres se encontrou mais cedo com o presidente da República, Michel Temer, no Palácio do Planalto - Foto: Foto: Beto Barata/PR

O novo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou, nesta segunda-feira (31), que a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) é essencial para coordenar um entendimento mundial em relação à crise de paz e de segurança que ocorre atualmente em nível internacional.

Gueterres comentou que a CPLP está trabalhando em conjunto e coordenando esforços no plano diplomático para que possa ajudar os outros a se entenderem. "O CPLP pode ser um importante pilar para  que a paz e a segurança se encontrem no mundo de hoje”, disse Guterres em conversa com a imprensa durante a XI Cúpula da CPLP, em Brasília.

Na entrevista, o novo secretário-geral disse que, desde sua criação, há 20 anos, a CPLP vem ganhando força e coesão no cenário internacional. Ele vê como motivos para a relevância adquirida o fato de a comunidade ser formada por membros de vários continentes, que pertencem a diversas organizações regionais e de natureza geoestratégica.

“Hoje é uma importante organização internacional, com um peso que espero que seja crescente, peso, aliás, que foi confirmado com o número de países que aderiram como país observador”, avaliou Guterres citando os novos países que serão observadores associados da CPLP: Hungria, República Tcheca, Eslováquia e Uruguai. 

Fonte: Portal Planalto

Reportar erro