Notícia

Língua Portuguesa

Brasil e Angola buscam estreitamento das relações

publicado: 31/10/2016 14h43, última modificação: 26/02/2018 12h28
Presidente Michel Temer recebeu o vice-presidente angolano em audiência no Palácio do Planalto
Angola

Presidente Temer durante encontro com o senhor Manuel Domingos Vicente, no Palácio do Planalto - Foto: Foto: Beto Barata/PR

O presidente da República, Michel Temer, e o vice-presidente de Angola, Manuel Domingos Vicente, trataram em audiência no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (31), sobre a importância de estreitar as relações do Brasil com o país africano. Eles consideram que a XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que ocorre em Brasília entre hoje e amanhã (1°), é um bom espaço para a aproximação.

Durante o encontro no Planalto, Domingos Vicente expressou agradecimento pelo terreno concedido pelo Brasil para construção da nova sede da embaixada de Angola em Brasília.

Relações com Angola

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em novembro de 1975. As relações diplomáticas com o país africano são pautadas na Declaração de Parceria Estratégica, assinada em junho de 2010. O documento delimita áreas de interesse recíproco e prioridades em termos de cooperação técnica, concertação política e integração econômica.

Angola é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil na África. Entre 2002 e 2008, a corrente de comércio bilateral cresceu mais de vinte vezes, chegando a US$ 4,21 bilhões. 

Fonte: Portal Planalto 

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems
Reportar erro