Notícia

Brasil na ONU

Para Temer, Acordo de Paris protege vida dos brasileiros “no futuro próximo"

publicado: 18/09/2016 14h01, última modificação: 26/02/2018 12h28
Presidente brasileiro entregará compromisso climático assinado pelo País ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon
Michel Temer fará o discurso de abertura da 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas

Presidente Michel Temer fará a abertura da 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas nesta terça-feira (20) - Foto: Foto: Carolina Antunes/PR

Em vídeo publicado este domingo (18) no Portal Planalto, o presidente da República, Michel Temer, mencionou o compromisso assumido pelo governo brasileiro de entregar, ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o Tratado de Paris, ratificado em cerimônia no Palácio do Planalto, semana passada. “Ao depositar esse instrumento na ONU, nós estamos cuidando da vida do planeta, da vida do Brasil e da vida dos brasileiros no futuro próximo", disse Temer.

O documento é o compromisso assumido por 195 países durante a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 21). Na ocasião, o Brasil se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37%, até 2025, e em 43%, até 2030. As metas têm como parâmetro as emissões registradas em 2005.

Na quarta-feira, o presidente brasileiro entregará formalmente à ONU os instrumentos de ratificação do Acordo de Paris sobre mudança do clima.

No vídeo, Temer explica a participação do Brasil na definição de metas para reduzir o aquecimento global e a proteção dos biomas. "Esse tratado de Paris, ele cuida exatamente da questão do clima, ou seja, vários países se enturmaram, se uniram para preservar o clima. E nós, aqui no Brasil, nós estamos trabalhando nessa direção", disse o presidente.

Como presidente do Brasil, Michel Temer abrirá a 71ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), marcada para ocorrer na próxima terça-feira (20), em Nova York. Neste ano, o tema principal do debate da entidade será “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o impulso universal para transformar nosso mundo”.

Reportar erro