Notícia

Brasil na ONU

Temer faz nesta terça discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU

publicado: 19/09/2016 19h29, última modificação: 26/02/2018 12h10
Presidente brasileiro abordará a liderança do Brasil nos debates sobre o Acordo de Paris, a respeito da mudança do clima

O presidente da República, Michel Temer, faz nesta terça-feira (20) o discurso de abertura da 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Esta é a primeira participação de Temer na Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento discutirá "Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: um impulso universal para transformar nosso mundo”. A Assembleia é o principal encontro político da ONU e reúne todos os chefes de Estado dos 193 países-membros.

O embaixador Antonio Patriota, representante permanente do Brasil nas Nações Unidas, destaca que o Brasil tradicionalmente abre, há mais de 60 anos, a Assembleia Geral. "Uma das tradições é essa: o Brasil, como primeiro orador, e os Estados Unidos como segundo, na condição de país anfitrião", diz o embaixador, reforçando a importância do Brasil na discussão dos grandes temas globais. "Isso reflete a credibilidade do Brasil, o compromisso do Brasil com a diplomacia multilateral", explica.

De acordo com Patriota, o discurso do presidente Michel Temer na abertura do evento é bastante esperado, uma vez que o Brasil é uma das principais lideranças nos debates que levaram ao Acordo de Paris sobre a mudança do clima.

Já o ministro das Relações Exteriores, José Serra, ressalta os avanços que o Brasil já fez para alcançar, nos próximos anos, as metas estabelecidas no Acordo de Paris.

 "O Brasil é um dos países mais avançados nessa matéria. Matéria ambiental, de clima, o Brasil, talvez, é o país em melhor situação no mundo ou, pelo menos, entre os que estão em melhor situação", reforçou o chanceler, que também faz parte da comitiva brasileira em Nova York.

Serra afirma, ainda, que o presidente da República vai tratar, em seu discurso, dos princípios defendidos pelo Brasil, como a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável.

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems
Reportar erro