Notícia

Patriotismo

Hasteamento da bandeira atrai turistas ao Palácio do Planalto

publicado: 10/07/2016 15h36, última modificação: 26/02/2018 12h28
Ato ocorre diariamente às 8h. Uma vez por semana, na arreação, às 18h, banda do Batalhão da Guarda Presidencial se apresenta
Hasteamento da Bandeira atraí turistas ao Palácio do Planalto

Evento ocorre diariamente em todos os palácios presidenciais e órgãos militares - Foto: Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Todos os dias, o hasteamento da Bandeira Nacional em frente ao Palácio do Planalto chama a atenção de quem passa pela Praça dos Três Poderes. O ato ocorre nas organizações militares e nos palácios presidenciais, às 8h da manhã. Às 18h, ou no pôr do sol, o que ocorrer primeiro, ocorre a arreação. 

Às sextas-feiras, às 17h, ocorre a apresentação da banda do Batalhão da Guarda Presidencial. O repertório é variado, com músicas que vão desde hinos e trilhas de filmes clássicos a canções populares. Não por outro motivo, a apresentação já se tornou parte das atrações de quem visita Brasília.

Embora seja feita diariamente, uma data é especial para a troca das bandeiras. Todos os anos, em 19 de novembro, Dia da Bandeira, as Forças Armadas incineram simbolicamente as bandeiras envelhecidas, que não servem mais para o hasteamento.

Fonte: Portal Planalto

Reportar erro