Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 12 > Reformar a Previdência vai liberar recursos para investimentos no País, diz Meirelles

Notícia

Reformar a Previdência vai liberar recursos para investimentos no País, diz Meirelles

Reforma da Previdência

Ministro da Fazenda explica que, se nada for feito, peso da Previdência no Orçamento pode subir de 50% para 80% em alguns anos
por Planalto publicado: 12/12/2017 20h35 última modificação: 12/12/2017 22h47

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que quanto antes a reforma da Previdência for aprovada melhor para o País. Segundo ele, com a mudanças nas regras, o Brasil vai economizar o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB), dinheiro que estará disponível para o consumo da sociedade e para investimentos. A fala do ministro ocorreu, nesta terça-feira (12), durante reunião com líderes empresariais, no Palácio do Planalto.

Meirelles explicou ainda que, se nada for feito, o peso da previdência no Orçamento do Governo do Brasil pode subir de 50% para 80% em alguns anos. “Não haverá mais recursos para investimentos na saúde e na educação”, alertou.

“Estamos vivendo, agora, um momento crucial e decisivo para o País nos próximos anos”, ponderou o ministro. Meirelles também lembrou da situação dramática que alguns países viveram, como Grécia e Portugal, quando tiveram de cortar parte dos benefícios dos aposentados por terem adiado uma reforma da Previdência.

No caso dos gregos, a situação foi tão grave que um corte não foi suficiente e o país chegou a 14 cortes na aposentadoria dos trabalhadores. “Isso é uma tragédia. Imagina o aposentado ter um corte na sua aposentadoria”, disse.

Fonte: Planalto