Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 11 > Emprega Brasil traz agilidade, eficiência e modernidade às relações de trabalho

Notícia

Emprega Brasil traz agilidade, eficiência e modernidade às relações de trabalho

Tecnologia

A partir de agora, trabalhadores terão na palma da mão ferramentas para auxiliar na busca por um emprego, como o Sine Fácil e ensino a distância
por Planalto publicado: 21/11/2017 17h50 última modificação: 21/11/2017 18h04

Uma nova era de modernidade para as relações de trabalho no Brasil foi inaugurada na manhã desta terça-feira (21). Lançado em cerimônia no Palácio do Planalto com participação do presidente da República, Michel Temer, o programa Emprega Brasil oferece um pacote de serviços para facilitar a busca pelo emprego pela internet.

Para o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, a plataforma tecnológica é “revolucionária”. “Certamente um dos mais audaciosos programas na área de empregabilidade já lançados no Brasil, com uso intensivo de tecnologia de ponta, privilegiando a queda vertiginosa dos custos e o aumento exponencial da acessibilidade. Isso é menos burocracia, mais agilidade e eficiência”, afirmou.

Com o Emprega Brasil, a busca por vagas de emprego, o acesso às informações da carteira de trabalho, a qualificação profissional e solicitação do seguro-desemprego estão a um clique de distância. Serviços como o Sine Fácil e educação a distância, por exemplo, agora podem ser acessados por meio de aparelhos celulares com acesso à internet.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra, relata que ficou “impactado” ao conhecer, por meio do ministro Ronaldo Nogueira, os detalhes sobre o Emprega Brasil. “Um projeto desses é um progresso fantástico para o nosso país, nos coloca integralmente na área digital. Parabenizo a iniciativa. Entendo que estamos dando passos seguros para a modernidade nas relações trabalhistas no Brasil.”

Eficiência

Um dos principais benefícios imediatos para o cidadão que fizer uso do Emprega Brasil será a economia de tempo, uma vez que, para ter acesso a serviços públicos relacionados ao trabalho, não precisará se deslocar ou preencher documentos.

“O programa vai deixar o trabalhador mais próximo do governo e contribuir para a redução das filas, ao evitar deslocamento a postos de atendimento. Essas iniciativas vão trazer mais eficiência fazendo com que o cidadão consiga de forma mais célere o que precisa, em qualquer lugar”, destacou o presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães. A Dataprev é uma empresa pública de Tecnologia da Informação responsável pelo desenvolvimento do programa, em parceria com o Ministério do Trabalho.

Fonte: Planalto