Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 10 > Temer ressalta importância dos aviadores na defesa do Brasil

Notícia

Temer ressalta importância dos aviadores na defesa do Brasil

Dia do Aviador

Presidente participou, na manhã desta segunda-feira (23), da entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico
por Planalto publicado: 23/10/2017 12h29 última modificação: 23/10/2017 12h47
Foto: Marcos Corrêa/PR Ordem do Mérito Aeronáutico premia os militares da FAB que tenham prestado notáveis serviços ao País

Ordem do Mérito Aeronáutico premia os militares da FAB que tenham prestado notáveis serviços ao País

O presidente da República, Michel Temer, lembrou o papel indispensável da Força Aérea Brasileira (FAB) na proteção e na segurança do Brasil, inclusive do território marítimo. "Nossos aviadores defendem um espaço aéreo de 22 milhões de km², incluindo as águas do Atlântico Sul", declarou o presidente, em perfil oficial no Twitter. 

Temer participou, na manhã desta segunda-feira (23), da entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico da FAB. A premiação celebra o Dia do Aviador e os 76 anos da Aeronáutica. A data comemora o primeiro voo de Santos Dumont no 14-Bis, realizado em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, na França. 

"Por suas asas, populações inteiras em recônditos do Brasil recebem o apoio de que precisam, como remédios e assistência médica. E mesmo além de nossas fronteiras, a FAB marca presença, em nome dos brasileiros, cooperando com países amigos, levando ajuda humanitária", completou o presidente.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, destacou em texto três grandes projetos atuais da força: o cargueiro Embraer KC-390, a aeronave Gripen NG — o primeiro voo do protótipo foi feito em junho —, e o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), “conquista essa que beneficiará não somente as atividades voltadas à segurança nacional, mas proporcionará grandes ganhos para inclusão digital, segurança de dados e melhoria na cobertura e capacidade de banda larga”, explicou.

Ordem

A Ordem do Mérito Aeronáutico premia os militares da FAB que tenham prestado notáveis serviços ao País ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão. A medalha reconhece ainda serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares e por Organizações Militares e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras. A condecoração foi a primeira a ser criada na FAB, em 1943, e é concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Fonte: Planalto, com informações da FAB