Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 10 > Presidente Temer condecora 12 profissionais com a Ordem do Mérito Médico

Notícia

Presidente Temer condecora 12 profissionais com a Ordem do Mérito Médico

Homenagem

Médicos se destacaram pela atuação na profissão no setor público ou privado, no magistério ou na pesquisa científica
por Planalto publicado: 17/10/2017 12h31 última modificação: 17/10/2017 12h45
Foto: Beto Barata/PR "Ao participar da vida pública, o médico colabora com o desenvolvimento do País, com as causas sociais, com os mais carentes", disse Temer

"Ao participar da vida pública, o médico colabora com o desenvolvimento do País, com as causas sociais, com os mais carentes", disse Temer

Na véspera do Dia do Médico, o presidente Michel Temer condecorou 12 profissionais com a Ordem do Mérito Médico. “O médico exerce um sacerdócio. [...] Ele presta um serviço social relevantíssimo porque está levando para as famílias, quando chamado é, a esperança da recuperação”, ressaltou durante discurso.

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (17), no Palácio do Planalto, o presidente lembrou que a medalha foi concedida a um grupo diverso de profissionais que atuam em áreas da medicina em todo o País: “A homenagem faz uma amálgama de médicas, médicos e até médico indígena, em reconhecimento às várias categorias”. Para Temer, a Ordem é importante por motivar e moldar a classe, servindo como incentivo aos outros profissionais e à sociedade brasileira.

Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a seleção dos agraciados contempla profissionais nas mais diversas áreas de atuação. “Escolhemos por indicação alguns representantes, na atenção básica, especializada, servidores do nosso ministério, de modo que escolhemos um espectro que represente os médicos que tanto contribuem para a saúde no Brasil”, ressaltou.

Presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima foi agraciado com a medalha na classe Grande-Oficial. Na ocasião, garantiu que os médicos brasileiros continuarão a contribuir com a reconstrução de um novo Brasil. “O desempenho da medicina é exercício de cidadania em tempo integral e no mais elevado patamar da consciência. Dois fatores são fundamentais para o desenvolvimento sustentável: o crescimento do PIB e o combate às desigualdades sociais. E, nesse aspecto, os médicos continuarão seu exercício da cidadania com afinco, unidos aos nossos gestores e aos nossos poderes para termos um futuro melhor."

Ordem

A Ordem do Mérito Médico foi criada em 1950 e é distribuída segundo convite do ministro da Saúde. Desde 2004, já foram concedidas 63 medalhas da Ordem para profissionais como Adib Jatene, Dráuzio Varella, Zilda Arns e Ivo Pitanguy.

 

Confira os profissionais condecorados neste ano

Classe Comendador

  • Aureo Augusto Caribé de Azevedo
  • Carmen Luiza Correa Fernandes
  • Elisabeto Ribeiro Gonçalves
  • José Enio Servilha Duarte
  • Sildo Gonzaga Tomaz

Classe Grande-Oficial

  • Carlos Vital Tavares Corrêa Lima
  • Florentino de Araújo Cardoso Filho
  • Márcio José de Almeida
  • Maria Inês Pordeus Gadelha
  • Mônica Almeida Neri
  • Raul Cutait
  • Vanessa Van Der Linden Mota

Fonte: Planalto, com informações do Ministério da Saúde