Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 10 > Municípios recebem 225 ambulâncias para renovar o Samu

Notícia

Municípios recebem 225 ambulâncias para renovar o Samu

Saúde

Intenção do governo é ampliar a cobertura do serviço móvel para 84,1% da população do País
por Planalto publicado: 04/10/2017 19h22 última modificação: 04/10/2017 23h46
Marcos Corrêa/PR Mais de 173 milhões de brasileiros terão acesso ao serviço

Mais de 173 milhões de brasileiros terão acesso ao serviço

Em cerimônia em São Paulo com a presença do presidente da República, Michel Temer, o Governo do Brasil entregou, nesta quarta-feira (4), 225 novas ambulâncias para renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além de trocar os veículos, a intenção do Ministério da Saúde é ampliar a cobertura do Samu no País.

Pelo planejamento estabelecido pelo governo, serão entregues 2.249 novas ambulâncias, representando uma renovação de 57% de toda a frota, ampliando a a assistência para 84,1% da população brasileira. No começo do ano, 340 veículos já foram trocados. Para tanto, o investimento no Sistema Único de Saúde (SUS) ultrapassa R$ 1 bilhão. 

O Samu funciona 24 horas por dia para socorrer os pacientes com agilidade em casos de emergência. Para acionar o serviço, basta ligar no número 192. Uma equipe formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.

Além da renovação da frota, a melhor gestão do dinheiro público viabilizou a aquisição de mil vans para transporte sanitário eletivo; 1,5 mil ambulâncias do Samu e 6,5 mil ambulâncias brancas, usadas para transportar pacientes que não têm como se locomover para chegar aos postos de saúde e hospitais.

Fonte: Planalto, com informações do Ministério da Saúde

Assunto(s): Saúde, Governo federal