Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 10 > Médicos destacam importância de reconhecer trabalhos na saúde

Notícia

Médicos destacam importância de reconhecer trabalhos na saúde

Homenagem

Para profissionais da saúde, ordem do mérito serve como estímulo para o desenvolvimento de trabalhos de importante impacto no Brasil
por Planalto publicado: 17/10/2017 16h11 última modificação: 17/10/2017 18h28

Com a finalidade de premiar profissionais da saúde que prestam serviços notáveis ao País, a Ordem do Mérito Médico é um importante tributo para incentivar e reconhecer médicos brasileiros ou estrangeiros que impactaram tanto a área quanto a população brasileira.

Desde 1950, quando a premiação foi criada, foram concedidas 63 medalhas da Ordem a profissionais como Adib Jatene, Dráuzio Varella, Zilda Arns e Ivo Pitanguy. Nesta terça-feira (17), mais 12 profissionais foram reconhecidos por suas práticas destacadas na área da saúde.

"É importante que tenha esse incentivo para que a gente possa multiplicar"  
Vanessa Van der Linden Mota

“É importante que tenha esse incentivo para que a gente possa multiplicar, dar continuidade [ao trabalho]”, disse a neuropediatra Vanessa Van der Linden Mota, uma das homenageadas pela premiação e agraciada pela medalha Classe Grande-Oficial.

Motivação

Para a presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), Mônica Almeida Neri, os desafios da saúde pública a motivaram suas pesquisas no campo da atenção básica à criança e mulher. Na visão da médica, a medalha representa um estímulo ao trabalho que desenvolve.

“Fiquei extremamente lisonjeada. É um estímulo e uma motivação muito grande [o prêmio] porque é um reconhecimento a um trabalho diário, um comprometimento diário de bem fazer, de ajudar ao outro... fazer mais do que é possível, às vezes”, afirmou.

Qualidade de vida

Uma das primeiras médicas a identificar a ligação entre o surto microcefalia e o zika vírus, Vanessa ressalta a importância de medicina para a qualidade de vida, em especial em regiões mais necessitada, e também para a prevenção de doenças.

“Estou representando uma equipe grande de médicos do estado de Pernambuco que estão nesses dois anos em um trabalho bem bonito tentando, de uma maneira difícil, melhorar um pouquinho a qualidade de vida dessas crianças”, afirmou. O trabalho desempenhado por sua equipe ajudou na identificação e tratamento das consequências do zika vírus, principalmente na prevenção e alerta para as doenças relacionadas a ele.

Fonte: Planalto

Assunto(s): Saúde