Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 10 > Avanços tecnológicos possuem função social e devem fortalecer cidadania

Notícia

Avanços tecnológicos possuem função social e devem fortalecer cidadania

Inclusão Social

Junto a ministros, presidente Michel Temer participa da abertura do evento mais importante do setor na América Latina
por Portal Planalto publicado: 02/10/2017 22h31 última modificação: 02/10/2017 22h42
Marcos Corrêa/PR Presidente participou da abertura da Futurecom, em São Paulo

Presidente participou da abertura da Futurecom, em São Paulo

O presidente da República, Michel Temer, afirmou, nesta segunda-feira (2), que os avanços tecnológicos possuem função social e devem estar a serviço da cidadania. Junto a ministros de Estado, ele participou da abertura da Futurecom, o mais importante evento de Tecnologia da América Latina, em São Paulo.

“Então a tecnologia, esta ideia, deve estar a serviço da cidadania. No mundo de hoje, a tecnologia é instrumento de participação nos debates públicos e até na participação política”, disse Temer. Para o presidente da República, os avanços tecnológicos possuem “uma função social extraordinária”.

Na abertura da Futurecom, Temer destacou que a tecnologia deve ser voltada para a questão social, não apenas para o capital e para o crescimento do País. "No mundo de hoje, a tecnologia é instrumento de participação nos debates públicos, de participação política", argumentou o presidente.

Desenvolvimento

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, ressaltou que o governo do Brasil manteve os investimentos para a execução do satélite geoestacionário, da ordem de R$ 1 bilhão. Ele ainda reforçou que a expansão do sinal digital de televisão, com o desligamento do analógico, que já atinge mais de 40 milhões de pessoas, reduz desigualdades.

"Isso traz dois benefícios importantes. O acesso, em especial para a população menos privilegiada, a uma imagem que qualquer brasileiro tem em sua televisão, com o ganho do conversor gratuitamente, faz que todos tenham acesso ao que há de melhor em termos de imagem", disse Kassab.

Para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o apoio do desenvolvimento científico é essencial para o crescimento econômico. Segundo ele, o País está avançando, tirando proveito da tecnologia. "A economia nos trará surpresas nos próximos trimestres, mas temos de continuar avançando na agenda de reformas para que se concretize", ponderou. 

Fonte: Portal Planalto