Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 10 > "Agora o Brasil realmente voltou", diz Temer sobre retomada da economia

Notícia

"Agora o Brasil realmente voltou", diz Temer sobre retomada da economia

Agropecuária

Em evento no Paraná, presidente da República vê a contribuição do agronegócio como fundamental para a geração de riquezas para o Brasil
por Planalto publicado: 20/10/2017 17h13 última modificação: 20/10/2017 18h39
Beto Barata/PR Para Temer, abertura de abatedouro ocorre em meio a um cenário econômico mais positivo

Para Temer, abertura de abatedouro ocorre em meio a um cenário econômico mais positivo

Ao destacar os recentes números positivos na economia, como a queda da inflação e o sexto mês seguido de saldo positivo na geração de emprego, o presidente da República, Michel Temer, destacou, nesta sexta-feira (20), o papel da agropecuária na retomada da economia brasileira. "Agora o Brasil realmente voltou", afirmou, durante a inauguração do maior abatedouro de peixes do País, em Palotina (PR).  

Segundo ele, a atividade dos produtores rurais é o que tem “sustentado” o Produto Interno Bruto (PIB). “Os senhores e senhoras têm sustentado o PIB", disse Temer a uma plateia de produtores, empresários e autoridades. "Não fosse a atuação dos senhores neste ano, estaríamos em uma situação muito negativa. Já começamos a ter uma posição positiva e isso se deve, precisamente, à atividade do agronegócio, da agricultura”, completou.

"Os senhores e senhoras têm sustentado o PIB" 
Michel Temer

Crescimento

Conforme citou o presidente, a agropecuária novamente foi um destaque entre os setores econômicos que compõem o PIB – que é a soma de toda a riqueza produzida no País durante o ano. Tradicionalmente forte, o agronegócio cresceu 11,5% no primeiro trimestre do ano, puxando os números da economia para cima.

Como resultado desse crescimento, a produção do agronegócio teve impacto na inflação, que caiu por conta da oferta de alimentos. Além disso, ajudou a gerar empregos: de janeiro a outubro, foram geradas 208,8 mil vagas formais de emprego – 107,4 mil no setor.

Tilápias

Resultado de investimentos da ordem de R$ 110 milhões por parte da CVale, uma cooperativa agroindustrial com milhares de associados, o empreendimento deve atingir um abate de 75 mil tilápias por dia e tem o potencial de gerar mais de 400 empregos na região.

Na avaliação de presidente, a inauguração do projeto ocorre em um cenário diferente em relação ao período no qual o empreendimento foi elaborado, ainda no ano passado. Hoje, destacou Temer, o Brasil convive com um cenário de inflação baixa, juros menores e retomada do mercado de trabalho.

“O Brasil voltou. E quando digo ‘o Brasil voltou’, digo da inflação, que caiu enormemente para patamares suportáveis, digo dos juros que caíram em menos de 16 meses [...] digo desses últimos seis meses, sem nenhuma distinção, do aumento do emprego no País”, disse.

Fonte: Planalto, com informações do Ministério do Trabalho, IBGE e CVale