Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 09 > Temer defende desenvolvimento sustentável com responsabilidade e abertura

Notícia

Temer defende desenvolvimento sustentável com responsabilidade e abertura

Brasil no Brics

Em discurso, presidente diz que Brasil tem contribuído com a Agenda 2030 com investimentos em educação, saúde e habitação
por Portal Planalto publicado: 05/09/2017 01h10 última modificação: 05/09/2017 01h21
Foto: Rogério Melo/PR Em última agenda na China, Temer ressaltou que busca do desenvolvimento deve ser comum

Em última agenda na China, Temer ressaltou que busca do desenvolvimento deve ser comum

O presidente da República, Michel Temer, participou, em Xiamen, do diálogo ampliado dos chefes de Estado e de governo do Brics e das economias emergentes. O encontro aconteceu na manhã desta nesta terça-feira (horário local) e contou com as presenças dos líderes do Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Guiné, México, Tajiquistão e Tailândia.

Em seu último dia de compromisso na China, Temer lembrou que a busca do desenvolvimento deve ser comum a todos e que o Brasil tem contribuído com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. “O País tem feito sua parte com base em duas ideias centrais: responsabilidade e abertura”.

Nesse sentido, o presidente falou aos líderes sobre as agendas de reformas que permitiram a retomada da economia brasileira.

“A responsabilidade compensa. Os resultados já aparecem e são significativos. A inflação está novamente sob controle. A atividade produtiva reconquistou o dinamismo. Novos postos de trabalho vão sendo criados. Está preservada a capacidade do Estado de investir em educação, saúde, habitação – alguns dos pilares da Agenda 2030”, afirmou.

Sobre a integração aos fluxos globais de comércio e investimentos, o presidente falou sobre o empenho em revitalizar os processos e a maior aproximação entre os agrupamentos como o Mercosul e a Aliança do Pacífico.

“Daí o significado de encontros como este, que fortalece antigas parcerias e descortina novas frentes de cooperação. Nossa postura de abertura ao mundo traduz-se, ainda, na firme defesa de um sistema internacional baseado em regras definidas coletivamente”.

Engajamento

Temer também lembrou sobre o engajamento como uma das convicções do Brics. Segundo ele, os países do grupo estão unidos no fortalecimento da Organização Mundial do Comércio e na implementação do Acordo de Paris sobre Mudança do Clima. 

“Na realidade, os objetivos que perseguimos só poderemos alcançar se agirmos de forma articulada. Essa é a mensagem de união e convergência que o Brasil traz a este foro. Uma mensagem, repito, de responsabilidade e abertura”, finalizou.

 

Fonte: Portal Planalto