Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 09 > Rodrigo Maia participa das comemorações do Dia Nacional do Chile

Notícia

Rodrigo Maia participa das comemorações do Dia Nacional do Chile

Independência

Na data, é festejada a independência do país e comemorado o aniversário do Exército chileno. Presidente em exercício defende avanço na relação com o Brasil
por Portal Planalto publicado: 20/09/2017 22h18 última modificação: 20/09/2017 22h31
JBatista/Câmara dos Deputados Presidente em exercício destacou as relações bilaterais entre os países

Presidente em exercício destacou as relações bilaterais entre os países

Na noite desta quarta-feira (19), o presidente em exercício da República, Rodrigo Maia, participou da cerimônia em homenagem ao Dia Nacional do Chile, na embaixada do país em Brasília. Para ele, as relações comerciais entre o Brasil e os chilenos devem aumentar.

“Tenho certeza de que, nos próximos anos, essa relação entre o Brasil e Chile vai continuar avançando. E que nós possamos cada vez mais ter um continente, um continente da América do Sul, próximo, um país colaborando com o outro, para que em conjunto possamos avançar com nossas relações com os outros continentes do nosso mundo”, afirmou. 

Para o embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri, brasileiros e chilenos possuem “uma simpatia mútua e espontânea”. “As relações entre o Brasil e o Chile são antigas e sempre foram próximas. Não só como do Estado, como também dos seus povos, seus intelectuais, artistas, líderes políticos e cidadãos comuns”, afirmou.

Ao celebrar a data, Maia frisou ter nascido em Santiago, capital do Chile, quando seu pai, César Maia, era exilado político no país na década de 1960. “Fico muito feliz de estar aqui hoje, representando o carinho, a amizade do povo chileno”, afirmou o presidente em exercício.

Comemorado nos dias 18 e 19 de setembro, o Dia Nacional do Chile é a festa popular mais importante do calendário chileno, em que festejam a independência do país e fazem homenagens às forças armadas.

Em 18 de setembro foi estabelecida a primeira junta de governo em Santiago e em 19 de setembro é comemorado o aniversário do Exército do Chile, criado no final de 1810.

Fonte: Portal Planalto