Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 09 > Compromisso com as reformas resulta em cenário econômico positivo, diz Temer

Notícia

Compromisso com as reformas resulta em cenário econômico positivo, diz Temer

Pronunciamento

Em mensagem para as redes sociais, presidente Michel Temer destaca retorno favorável da viagem à China, com assinatura de diversos acordos comerciais
por Portal Planalto publicado: 08/09/2017 18h38 última modificação: 08/09/2017 21h39
Beto Barata/PR Presidente afirmou que objetivo das medidas é resgatar a economia e gerar empregos

Presidente afirmou que objetivo das medidas é resgatar a economia e gerar empregos

O cenário econômico mais positivo é resultado do "firme compromisso" do governo com as reformas em curso. Em mensagem nas redes sociais, o presidente da República, Michel Temer, destacou que as medidas apresentadas desde o ano passado têm objetivo de gerar novos empregos.

“Todos esses fatores positivos são resultado do nosso firme compromisso com as reformas que estão em curso, com o resgate da nossa economia e, principalmente, com a criação de novas frentes de trabalho”, afirmou. “O que o brasileiro quer é trabalhar, é ter oportunidades, é ter sua dignidade preservada”, argumentou.

Entre as reformas que têm gerado efeito positivo, estão o teto dos gastos, a liberação de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a criação de uma nova taxa de juros para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a modernização trabalhista.

Junto a outras medidas micro e macroeconômicas, as ações geraram um quadro de melhora do bem-estar da população. “A semana foi repleta de boas novas, notícias que confirmam a nossa caminhada na recuperação da economia”, afirmou.

Índices como os 2,46% ao ano do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a menor taxa desde 1999; a queda da taxa Selic para 8,25%, o índice da Bolsa de Valores de São Paulo, o Ibovespa, que subiu para próximo da máxima histórica, mais de 72 mil pontos; além da aprovação de propostas importantes no Congresso reforçam esse cenário.

Trabalho conjunto

Temer ainda relatou que a retomada do crescimento também pode ser observada na produção de veículos no Brasil, que subiu 45% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado. O País também registrou aumento das exportações, recorde na produção de grãos, crescimento do PIB, dólar estável e diminuição do risco-Brasil.

“O que mais me encoraja e dá força para enfrentar os desafios é sentir na sociedade o desejo de corrigir os erros das administrações anteriores”, afirmou. “Tenho a consciência clara do País que queremos. Vamos trabalhar juntos, para transformar o Brasil”, disse o presidente.

Fonte: Portal Planalto