Notícia

Brasil no Brics 2017

Brasil negocia abertura de escritório do Banco do Brics no País, diz ministro

publicado: 04/09/2017 10h20, última modificação: 26/02/2018 12h28
Segundo Aloysio Nunes, discussões sobre o assunto estão adiantadas. Representação da instituição deve ficar no Rio ou em São Paulo
Brasil negocia abertura de agência do Banco do Brics no País, diz ministro

Ministro Aloysio Nunes acompanha o presidente Michel Temer em viagem à China - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, afirmou, nesta segunda-feira (4), que o Brasil trabalha para abrir uma agência do Novo Banco de Desenvolvimento, chamado Banco do Brcis, no País. A negociação, segundo Nunes, está "muito adiantada", e é tratada diretamente com a instituição.

A intenção é de que a representação do banco fique em São Paulo ou no Rio de Janeiro. “Isso vai ser concretizado no curto prazo”, disse.

Nunes acompanha o presidente da República, Michel Temer, na 9ª cúpula dos chefes de Estado e de Governo do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, na cidade chinesa de Xiamen. Na manhã desta segunda, o ministro participou do Conselho Empresarial, quando foram assinados acordos para aproximar os empresários brasileiros e o Banco de Desenvolvimento do Brics.

Coreia do Norte

O ministro voltou a defender o diálogo para resolver as tensões na Coreia do Norte. “Qualquer outro tipo de atitude agressiva de uma parte ou de outra só pode prejudicar a situação ainda mais”, afirmou.

Nesse domingo (3), o Itamaraty divulgou uma nota na qual condena o teste nuclear conduzido pela República Popular Democrática e reitera seu apoio às resoluções aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e insta o governo da Coreia do Norte a cumpri-las plenamente.

Fonte: Portal Planalto