Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 09 > Aproximação com os países do Brics vai gerar investimentos e desenvolvimento

Notícia

Aproximação com os países do Brics vai gerar investimentos e desenvolvimento

Brasil no Brics 2017

Ministros do governo Michel Temer detalham avanços nas negociações com empresários das nações integrantes do grupo
por Portal Planalto publicado: 03/09/2017 10h03 última modificação: 03/09/2017 22h39

Mais investimentos e desenvolvimento econômico e social. Após o Fórum Empresarial do Brics - grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, ministros do governo Michel Temer relataram o otimismo dos empresários estrangeiros em relação às oportunidades de investimento no País e à necessidade de aprofundar a relação com os países que integram o grupo.

“Empresários relataram ao presidente da República os avanços nas negociações e congratularam o presidente pelos caminhos que o Brasil está tomando, não só em relação à economia e às reformas, mas também da importância dessa aproximação com os países do Brics”, afirmou o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella. 

A jornalistas, o ministro ressaltou que a participação dos investidores do grupo é fundamental para destravar projetos em áreas estratégicas, em especial a área de infraestrutura. “O grande foco nosso aqui é infraestrutura. Nós temos mais de 60 projetos em infraestrutura que estão sendo apresentados não só aos empresários chineses, mas também serão apresentados aos empresários indianos, sul-africanos, russos”, comentou. 

Para o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, a aproximação do Brasil com as potências do Brics é importante não só para a agropecuária, mas para a economia brasileira. “O envolvimento político do presidente Temer com Xi Jinping (presidente chinês) é de extrema relevância para a economia brasileira”, apontou.  

Na visão dele, acordos comerciais com o Brics dão acesso a um mercado importante para a exportação de produtos brasileiros. “[O Brics é formado por] cinco países que têm mais da metade da população do mundo, nós somos um mercado gigante. Cada vez que o País consegue exportar produtos de valor agregado maior, acaba ajudando nos preços internos também”, afirmou.  

Brasil mais atrativo

À frente de uma das principais fabricantes de aeronaves do mundo, o presidente da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, afirmou que o apoio dos investidores estrangeiros às oportunidades de negócios no Brasil foram surpreendentes. “A gente vê um interesse enorme de investimento no Brasil. Interesse enorme de investimentos em várias áreas”, destacou o executivo. 

Para ele, ações recentes tomadas pelo governo federal vêm melhorando o ambiente de negócios e o comércio, o que atrai mais interesses no Brasil. “As reformas que o presidente e sua equipe estão implementando são extremamente importantes e fundamentais para uma retomada mais forte e sustentável do País”, reforçou.

Fonte: Portal Planalto