Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 09 > Ampliação de acordo entre Mercosul e Índia é discutida por Temer e Modi

Notícia

Ampliação de acordo entre Mercosul e Índia é discutida por Temer e Modi

Brasil no Brics 2017

Em reunião bilateral, presidente da República e primeiro-ministro da Índia trataram também de temas como etanol, cooperação científica e espacial e investimentos, além de aviões da Embraer
por Portal Planalto publicado: 04/09/2017 07h07 última modificação: 04/09/2017 16h19
Foto: Luciano Suassuna/PR Encontro bilateral com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

Encontro bilateral com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

O presidente da República, Michel Temer, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, discutiram nesta segunda-feira (4) a ampliação do Acordo de Comércio Preferencial (ACP) entre o Mercosul e a Índia. Em vigor desde junho de 2009, o ACP tem como objetivo ampliar a exportação e a importação entre os países do grupo e os asiáticos.

Assinado em janeiro de 2004, o ACP envolve concessões de 450 linhas tarifárias para diversos produtos, com tratamento preferencial e redução de tarifas que variam entre 10%, 20% e 100%. A intenção é ampliar das atuais 450 para cerca de 2 mil novas linhas para o Mercosul e para a Índia.

Em 21 de julho passado, Temer assumiu a presidência pro-tempore do Mercosul, bloco comercial que reúne Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que está com a participação suspensa por ruptura da ordem democrática no país. A reunião bilateral entre o brasileiro e o primeiro-ministro indiano ocorreu durante 9ª Cúpula do Brics, em Xiamen, na China.

Além da ampliação do ACP, também foi discutido na reunião bilateral temas como energia nuclear, etanol, agricultura, cooperação científica e espacial e investimentos, além de aviões da Embraer.

Fonte: Portal Planalto