Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 08 > Setor de transportes registra crescimento no primeiro semestre de 2017

Notícia

Setor de transportes registra crescimento no primeiro semestre de 2017

Comércio

Segundo ministro, governo trabalha para fortalecer o transporte intermodal e gerar impacto positivo para o comércio exterior
publicado: 09/08/2017 12h26 última modificação: 09/08/2017 15h03

Ferrovias, portos e aviação civil registraram crescimento de movimento no primeiro semestre desde ano, informou o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, durante o Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), realizado nesta quarta-feira (9) no Rio de Janeiro.

Segundo o ministro, a movimentação de janeiro a junho de 2017 nas ferrovias cresceu 4,6%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos portos, o aumento foi de 4,4% e nas rodovias 2,1%. Já o setor de aviação civil registrou quatro meses consecutivos de crescimento. 

Quintella afirmou que o governo tem incentivado iniciativas que fortaleçam o transporte intermodal. De acordo com o ministro, isso “terá um impacto muito grande no comércio exterior brasileiro”.  A avaliação é de que o crescimento continuará no segundo semestre deste ano, tendo em vista os resultados positivos da aviação civil. “Não há setor mais ligado à resposta da economia como o da aviação civil. O que acontece na aviação, em seguida, acontece nos outros modais”, avaliou.

Evento

Promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o Encontro Nacional de Comércio Exterior acontece até quinta-feira (10) e traz como tema “Reduzir Custos para Exportar, Reindustrializar e Crescer”. 

O evento reúne especialistas, empresários e representantes do governo para discutir as principais questões relativas ao setor, como: transportes, logística, financiamento, novos mercados, negociações internacionais, sistema aduaneiro, serviços, inovação, competitividade e sustentabilidade.

Fonte: Portal Planalto