Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 08 > Presidente paraguaio ressalta esforços em atuação contra o crime organizado

Notícia

Presidente paraguaio ressalta esforços em atuação contra o crime organizado

Relações Internacionais

Horacio Cartes destaca “crescente cooperação” entre Brasil e Paraguai na área de segurança. Também agradeceu a concessão da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul
por Portal Planalto publicado: 21/08/2017 19h07 última modificação: 21/08/2017 19h15

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, ressaltou, nesta segunda-feira (21), os esforços conjuntos com o Brasil no combate ao crime organizado na fronteira. Para o mandatário paraguaio, que realizou visita oficial ao País, a cooperação entre as duas nações neste âmbito é “crescente”.

“Vi os esforços alcançados e a nossa crescente cooperação nesse âmbito, destacando a recíproca vontade de nossos governos de contribuir para uma frente sólida e ampla de luta contra o crime, que inclui vários países de nossa região”, disse Cartes, durante discurso em almoço no Palácio Itamaraty.

Apesar do aumento das ações integrantes, Cartes acredita que atuar de forma sistemática e coordenada é “responsabilidade” de ambos os governos “para desalentar e vencer o crime organizado seja de onde for”. “Temos a responsabilidade de atuar sistematicamente e coordenadamente por meio de nossos respectivos órgãos de segurança", disse.

Integração

Cartes destacou que o encontro com Temer permitiu avançar em diversas questões, como na área de infraestrutura. “Sem dúvida, esse encontro nos permitiu avançar concretamente ao início da construção dessas importantes obras de infraestrutura”, disse, em referência a projetos de pontes de rodovias em regiões fronteiriças.

“Integração e desenvolvimento devem fortalecer e ampliar seus objetivos, garantindo sempre seu equilíbrio econômico e financeiro e sua utilização equânime para o desenvolvimento de ambos os países, com projeções de alcance social e de meio ambiente”, disse. Os dois presidentes também discutiram a ampliação do comércio bilateral.

Condecoração

Durante o evento no Itamaraty, Cartes recebeu o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, maior honraria que um cidadão estrangeiro pode receber no Brasil. “Expresso meu profundo agradecimento e o testemunho de amizade que o povo e o governo do Paraguai sentem pela República Federativa do Brasil”, agradeceu.

Fonte: Portal Planalto