Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 08 > Cerimônia da troca da bandeira será realizada neste domingo (6), em Brasília

Notícia

Cerimônia da troca da bandeira será realizada neste domingo (6), em Brasília

Cerimônia

Solenidade poderá ser acompanhada por todos pela página do Agora No Planalto no Facebook
por Portal Planalto publicado: 04/08/2017 10h53 última modificação: 04/08/2017 10h56
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Bandeira está permanentemente hasteada a 100 metros do chão

Bandeira está permanentemente hasteada a 100 metros do chão

A troca da Bandeira Nacional será realizada neste domingo (6), às 10h, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). No primeiro domingo de cada mês, as Forças Armadas (Aeronáutica, Marinha e Exército) e a Polícia Militar do Distrito Federal se revezam no hasteamento do símbolo nacional.

Por ser aberta ao público, todos podem acompanhar a cerimônia e assistir ao desfile militar. Também é possível acompanhar ao vivo na página do Agora no Planalto no Facebook.

Substituir a bandeira é uma forma de manter acesa a chama de civismo e incentivar o culto aos símbolos nacionais. O hasteamento será acompanhado do Hino Nacional Brasileiro e, na sequência, haverá desfile militar.

Símbolo

Permanentemente hasteada a 100 metros do chão, a bandeira mede 286 metros quadrados e está presa a um mastro especial. Com 24 hastes metálicas, o mastro foi construído como símbolo de diálogo e de convergência de todas as unidades da federação e dos três poderes da República.

Na base do mastro, está escrito: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto – visão permanente da Pátria”.

Fonte: Portal Planalto