Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 06 > "Trilhamos o caminho da sustentabilidade", diz Temer ao assinar decretos que ampliam Parques Nacionais

Notícia

"Trilhamos o caminho da sustentabilidade", diz Temer ao assinar decretos que ampliam Parques Nacionais

Meio Ambiente

Com decreto, Brasil passa a contar com mais 282 mil hectares de áreas protegidas no Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia e no bioma Marinho Costeiro
publicado: 05/06/2017 13h34 última modificação: 09/06/2017 10h09
Foto: Beto Barata/PR Temer assina decretos que ampliam Parques Nacionais

Temer assina decretos que ampliam Parques Nacionais

O Brasil passa a contar, a partir desta segunda-feira (5), com mais 282 mil hectares de áreas protegidas no Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia e no bioma Marinho Costeiro. Em evento pela comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente Michel Temer assinou decretos que ampliam três unidades de conservação federais e cria mais um parque nacional.

Segundo o presidente, as medidas mostram a responsabilidade ambiental do governo. “Trilhamos o caminho da sustentabilidade. Esse é nosso dever com todos os brasileiros. Esse também é o nosso compromisso com gerações presentes e futuras”, afirmou.

As unidades ampliadas são o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Goiás), Estação Ecológica do Taim (Rio Grande do Sul) e a Reserva Biológica União (Rio de Janeiro). Patrimônio Mundial, o Parque da Chapada dos Veadeiros passará de 65 mil para 240 mil hectares, o que contribuirá para a preservação do Cerrado e ampliação das atividades econômicas da região, como o ecoturismo.

Na Estação Ecológica do Taim, serão mais 22 mil hectares, passando dos atuais 10,7 mil para 32,7 mil. Já a Reserva Biológica União, que até então tinha 2,5 mil hectares, terá 8,6 mil hectares.

O novo Parque Nacional Campos Ferruginosos ficará no estado do Pará com área de 79.020 hectares e vai abranger os municípios de Paraubepas (17,1%) e Canaã dos Carajás (82,9%).

O presidente Temer destacou que as medidas vão ajudar a preservar o meio ambiente e afirmou que “não há mais espaço para crescimento sem sustentabilidade. O nosso compromisso tem sido colocar o País nos trilhos, no crescimento com respeito ao meio ambiente”. 

Fonte: Portal Planalto