Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 06 > Temer: "Marinha é indispensável para desenvolvimento do País"

Notícia

Temer: "Marinha é indispensável para desenvolvimento do País"

Forças Armadas

Presidente participou de cerimônia do 152º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha. Temer enalteceu trabalho de segurança, operações de paz e pesquisas da Marinha
por Portal Planalto publicado: 09/06/2017 12h07 última modificação: 09/06/2017 13h42
Foto: Marcos Corrêa/PR Presidente também exaltou trabalho que leva cidadania a brasileiros que vivem em áreas remotas

Presidente também exaltou trabalho que leva cidadania a brasileiros que vivem em áreas remotas

O presidente da República, Michel Temer, participou de cerimônia militar pelo 152° aniversário da Batalha Naval de Riachuelo, data Magna da Marinha, realizada em Brasília, nesta sexta-feira (9). 

Em mensagem, Temer exaltou a importância da Força na segurança nos mares e hidrovias do País: "Guardiã do mar que nos cerca e dos rios que cortam nosso território, a Marinha protege nossas imensas riquezas – as já descobertas e as ainda por descobrir. A Marinha protege os principais meios de escoamento da produção nacional. A Marinha protege nosso vastíssimo litoral, de importância estratégica no Atlântico Sul", expressou em mensagem lida na cerimônia.

Na homenagem, o presidente destacou ainda o “papel importante” que a Força desempenha para o desenvolvimento tecnológico e científico do País, como "das pesquisas conduzidas em nossas ilhas oceânicas e no Continente Antártico aos programas estratégicos de nossa Base Industrial de Defesa”.

O trabalho internacional da Marinha do Brasil também foi ressaltado, com ênfase para as missões de paz no Líbano e no Haiti. Marinheiros e fuzileiros navais também representam, segundo Temer, a “imagem da esperança” para brasileiros que vivem em regiões e comunidades isoladas. “Graças a eles e a todos os nossos militares, populações carentes em rincões de nosso território recebem atenção, recebem apoio, recebem cidadania”, enalteceu.

Medalhas

Na ocasião, o presidente também acompanhou a entrega das medalhas da Ordem do Mérito Naval, que reconheceu personalidades civis e militares. Foram homenageados com a comenda: ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira; Advogada-Geral da União, Grace Mendonça; presidente do Banco do Brasil, Ilan Goldfajn; e os ministros do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, Luiz edson Fachin e Alexandre de Moraes.

Batalha Naval do Riachuelo

A Data Magna da Marinha, celebrada em 11 de junho, faz referência à Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida na manhã do dia 11 de junho de 1865, no Rio Paraná. O acontecimento é considerado por historiadores como decisivo da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai e representa uma das mais importantes vitórias da história militar brasileira. Além disso, a disputa foi o maior embate militar da América do Sul.

“Há 152 anos, a Batalha Naval do Riachuelo consagrou exemplos de bravura e liderança que são, para nós, fonte permanente de inspiração. Nomes como o do Almirante Barroso, o do Guarda-Marinha João Guilherme Greenhalg, ou o do Marinheiro Marcílio Dias ecoam, ainda hoje, como modelos de dedicação à Pátria”, lembrou o presidente.

Fonte: Portal Planalto