Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 06 > Noruega se diz “parceiro orgulhoso” e ressalta compromisso do Brasil

Notícia

Noruega se diz “parceiro orgulhoso” e ressalta compromisso do Brasil

Brasil na Noruega

O ministro do Clima e do Meio Ambiente do país nórdico, Vidar Helgesen, elogiou os esforços do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, para reduzir as taxas de desmatamento no Brasil
por Portal Planalto publicado: 23/06/2017 13h04 última modificação: 23/06/2017 15h43
Reprodução/PP Presidente fez visita oficial de dois dias à Noruega

Presidente fez visita oficial de dois dias à Noruega

Como resultado da viagem oficial de dois dias do presidente da República, Michel Temer, o governo norueguês classificou a cooperação bilateral como um “grande sucesso” e se vê como “parceiro orgulhoso” do Brasil na área do meio ambiente. A avaliação é do ministro do Clima e do Meio Ambiente da Noruega, Vidar Helgesen.

Em nota publicada no site oficial do governo, Helgesen elogiou os esforços do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, para reduzir as taxas de desmatamento no Brasil. "Estou entusiasmado com o forte comprometimento expresso pelo ministro brasileiro em aumentar os esforços de comando e controle, além de assegurar o orçamento do Ibama, para que esse propósito seja fortalecido”, disse Helgesen.

Para o responsável pela área ambiental do governo norueguês, a redução de recursos noruegueses enviados ao Fundo da Amazônia não deve ser entendida como “um enfraquecimento do nosso empenho na parceria”. “Pelo contrário, nós mantemos nosso compromisso e, se o desmatamento for reduzido, nossos pagamentos voltarão”, assegurou.

De 2009 para cá, a Noruega já contribuiu com US$ 1,1 bilhão com o Fundo da Amazônia, que realiza projetos de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, além da promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal.

Artigo

Temer disse que as explicações dadas por ele e pelo ministro Sarney Filho às autoridades norueguesas sobre as taxas de desmatamento no Brasil deixaram claras uma revisão dos aspectos que regem a parceria.

“Até estou propondo ao Sarney que o diálogo que ele fez aqui, a exposição que ele fez se reproduza em um artigo a ser publicado aqui nos jornais da Noruega”, disse Temer após encontro com o presidente do Parlamento da Noruega, Olemic Thommessen, em Oslo.

Fonte: Portal Planalto