Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 06 > Ministros destacam medidas para facilitar investimentos externos no País

Notícia

Ministros destacam medidas para facilitar investimentos externos no País

Brasil na Noruega

Em encontro com investidores, o chanceler Aloysio Nunes e o titular do MDIC, Marcos Pereira, ressaltam a parceria estratégica com a Noruega no setor energético
publicado: 22/06/2017 14h31 última modificação: 22/06/2017 22h06

Os ministros das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, destacaram, nesta quinta-feira (22), durante reunião com investidores em Oslo, na Noruega, as medidas tomadas pelo governo federal para diminuir a burocracia e dar segurança ao investimento estrangeiro.

“Reformas estas que visam a facilitar o ambiente de negócios e trazer segurança jurídica para aqueles que investem no Brasil”, afirmou Pereira, no encontro. Segundo o ministro do Mdic, uma das maiores reclamações de investidores estrangeiros era a dificuldade de fazer negócios com o País, devido à burocracia.

Por isso, por ordem do presidente da República, Michel Temer, o governo começou uma agenda para tornar os trâmites mais rápidos e simples. “É a pauta do governo. (...) uma das principais reivindicações que recebemos dos investidores internacionais é que se facilite o ambiente de negócios no País”, garantiu.

No caso da relação comercial com a Noruega, o governo brasileiro decidiu isentar as exportações norueguesas acima de 100 mil coroas. “Nós emitimos uma portaria regulamentando todo esse sistema e introduzindo esse sistema para a União Europeia, a Suíça e a Noruega. Até o final desse ano ele estará completo”, explicou.

Estoque

Enquanto Pereira reforçou as medidas para facilitar o investimento, o chanceler brasileiro mostrou a preocupação do Brasil e da Noruega em assuntos que envolvem o meio ambiente e classificou as relações econômicas entre os dois países como “bastante promissoras”.

Aloysio lembrou que o estoque de investimentos da Noruega no Brasil soma aproximadamente US$ 23 bilhões. “Os empresários noruegueses confiam no nosso País. E eu penso que têm razão para confiar e nós faremos de tudo, o governo brasileiro, o parlamento brasileiro, para que essas razões de confiança no nosso País sejam cada vez mais fortes”, disse.

Energia

Em relação ao setor de petróleo e gás natural, considerado prioridade pelos noruegueses, o ministro Marcos Pereira destacou que o governo aprimorou o Programa de Estímulo à Competitividade da Cadeia Produtiva, ao Desenvolvimento e ao Aprimoramento de Fornecedores do Setor de Petróleo e Gás Natural (Prodefor), para facilitar o ambiente de negócios e a segurança jurídica na área.

Fonte: Portal Planalto