Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 06 > Governos do Brasil e Rússia assinam declaração e atos de cooperação bilateral

Notícia

Governos do Brasil e Rússia assinam declaração e atos de cooperação bilateral

Brasil na Rússia

Como resultado da viagem oficial do presidente Michel Temer, a expectativa de abertura de novas oportunidades de negócios bilaterais
publicado: 21/06/2017 12h05 última modificação: 21/06/2017 17h21

Autoridades brasileiras e russas assinaram cinco atos bilaterais nesta quarta-feira (21) para intensificar a cooperação em áreas chaves para os dois países. Com esses acordos, Brasil e Rússia vão reforçar e intensificar as relações comerciais e econômicas.

Os presidentes da República, Michel Temer, e da Rússia, Vladimir Putin, comprometeram-se em declaração conjunta assinada hoje a promover o diálogo estratégico bilateral sobre diferentes temas de política externa e da agenda internacional.

Fica estabelecido na declaração o compromisso com o esforço global de combate à mudança do clima e com a implantação do Acordo de Paris, combate à corrupção, ao terrorismo e colaboração entre os dois países em temas como exploração do petróleo e do gás natural.

Aspiração do governo brasileiro, a Rússia ainda demonstrou apoio à candidatura do Brasil a membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Acordos

Após a reunião entre os dois presidentes, os ministros das Relações Exteriores, Aloysio Nunes; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira; e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, assinaram os atos relacionados às suas áreas.

Entre os documentos assinados, estão ações como a eliminação das barreiras que impedem o desenvolvimento do comércio, o incentivo ao crescimento do intercâmbio comercial e de investimentos e a simplificação dos trâmites alfandegários. 

Brasil e Rússia assinam acordos bilaterais

Fonte: Portal Planalto