Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 05 > Temer parabeniza Macron pela vitória na eleição francesa

Notícia

Temer parabeniza Macron pela vitória na eleição francesa

França

Em mensagens publicadas nas redes sociais, presidente brasileiro diz que os dos países continuarão trabalhando juntos pela democracia
por Portal Planalto publicado: 07/05/2017 16h26 última modificação: 08/05/2017 18h52
enmarche.fr Candidato do centro venceu a disputa presidencial no segundo turno

Candidato do centro venceu a disputa presidencial no segundo turno

O presidente da República, Michel Temer, felicitou Emmanuel Macron pela vitória na eleição presidencial francesa. Em mensagens nas redes sociais publicadas neste domingo (7), Temer afirmou que os dois países continuarão trabalhando juntos em favor da democracia, dos direitos humanos, do desenvolvimento, da integração e da paz.

Nesta segunda-feira (8), Temer encaminhou uma carta a Macron reforçando a disposição do Brasil em trabalhar com a França em favor da democracia. No documento, ele diz que ambos estão "unidos pela determinação de promover reformas modernizadoras", aprofundando a parceria entre os países.

Em nota, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, disse que a eleição reafirma o “apego” do povo francês aos valores democráticos com os quais os brasileiros se identificam. Na visão do chanceler brasileiro, a França hoje vitoriosa é aberta, acolhedora e empenhada em perseverar na construção do projeto europeu.

Macron, candidato centrista, disputou o segundo turno com Marine Le Pen, da Frente Nacional. Em 2012, foi nomeado secretário-geral adjunto da Presidência da República por François Hollande. Dois anos depois, assumiu o Ministério da Economia.

Com 39 anos, o presidente eleito francês é formado em filosofia, tem mestrado em políticas públicas do Instituto Políticas de Paris e graduado na Escola Nacional de Administração. A posse está marcada para 14 de maio.

Fonte: Portal Planalto