Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 05 > Temer assina decreto de revitalização do Parque Nacional dos Guararapes

Notícia

Temer assina decreto de revitalização do Parque Nacional dos Guararapes

Cultura

Local foi palco da batalha entre forças portuguesas e holandesas pelo controle de boa parte da Região Nordeste. Generais recebem medalha por serviços prestados
por Portal Planalto publicado: 11/05/2017 13h19 última modificação: 11/05/2017 15h14

O presidente da República, Michel Temer, assinou nesta quinta-feira (11) o decreto que cria o Comitê de Revitalização do Parque Nacional dos Guararapes. Durante a cerimônia de Imposição da Medalha Militar de Platina, Temer afirmou que a reforma “é algo fundamental para o resgate da nossa história”.

No seu discurso durante o evento, o presidente ressaltou a importância dos militares ao dizer que ela “é a garantia da paz, porque ela se baseia na ideia de disciplina, de hierarquia e de respeito absoluto às tradições da nossa história e do nosso país”.

“Eu acho importantíssimo resgatar sempre os fenômenos históricos. Como também homenagear, como homenageamos aqui, não só os fatos históricos, mas aqueles que prestam serviços relevantes à causa pública”, disse Temer.

Criado em 1971, o parque conta com uma área de 3,63 quilômetros quadrados, parte dela sob responsabilidade do Exército. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o parque foi palco de um dos mais importantes episódios da história nacional: a Batalha dos Guararapes (1648-1649).

Após o confronto, a ocupação holandesa foi encerrada e ocorreu a consolidação da soberania portuguesa na área, que hoje faz parte do Grande Recife. O combate é considerado o passo inicial para a criação das Forças Armadas no Brasil, com 19 de abril de 1648, data da vitória, marcando o Dia do Exército Brasileiro.

Homenagem

Além de assinar o decreto, Temer também homenageou os generais Eduardo Dias da Villas Bôas e Marco Antonio de Farias por 50 anos de serviço ininterruptos prestados ao País. A Medalha de Platina com Passador de Platina é destinada àqueles que completaram 50 anos de serviços, sendo cada estrela equivalente a 10 anos.

Fonte: Portal Planalto