Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 05 > Investimentos externos mostram recuperação da confiança, diz Quintella

Notícia

Investimentos externos mostram recuperação da confiança, diz Quintella

Retomada do Crescimento

Presidente Michel Temer participou de reunião no Palácio do Planalto com ministros e representantes das empresas que participaram do último leilão de aeroportos
por Portal Planalto publicado: 29/05/2017 17h32 última modificação: 29/05/2017 17h36
Foto: Valdenio Vieira/PR Temer e ministros receberam os vencedores do último de aeroportos

Temer e ministros receberam os vencedores do último de aeroportos

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, afirmou nesta segunda-feira (29) que o crescimento no volume de investimentos externos em infraestrutura evidencia a recuperação da confiança no País. A entrada de capital externo no setor nos primeiros quatro meses do ano registrou um aumento de 500% em comparação com o mesmo período de 2016.

“Isso, sem dúvida nenhuma, se deve à confiança que o País recuperou, se deve à qualidade dos projetos apresentados, à nova modelagem do PPI [Programas de Parcerias e Investimento]”, afirmou. Em entrevista à imprensa após reunião com o presidente da República, Michel Temer, no Palácio do Planalto, o ministro disse esperar que os investimentos estrangeiros no Brasil vão crescer pelo momento de confiança.

Participaram da reunião, além de Temer e Quintella, os ministros-chefes da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, empresários e presidentes das operadoras aeroportuárias vencedoras do leilão de concessão dos aeroportos de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

Crescimento

Na oportunidade, foram apresentados aos investidores números que demonstram a melhora do mercado brasileiro de aviação civil. Após 19 meses de quedas sucessivas, a demanda por voos domésticos registrou no mês de março um incremento de 5,4% em relação a março de 2016; em abril, novo crescimento, de 3,2% em relação abril do ano passado.

“O setor tem tudo para voltar a crescer, e crescer muito rápido. A previsão também de aumento do PIB é um fator também muito importante, já que o movimento da aviação civil é muito ligado à queda ou ao crescimento do PIB”, disse o ministro, citando o aumento de 4,1% no número de passageiros no mês de março.

Propostas

Também foram apresentados aos empresários dois projetos de lei importantes para o setor e que tramitam no Congresso Nacional. Um deles trata da abertura de capital estrangeiro para as empresas aéreas brasileiras. Outro estabelece o teto da alíquota de ICMS para o querosene de aviação, medida que teria impacto sobre o preço das passagens. 

Outra medida que deve contribuir para atrair mais passageiros para o transporte aéreo são as novas condições gerais de transporte, que oferece tarifas mais atraentes para quem viaja com menos bagagem.

Fonte: Portal Planalto