Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 04 > Presidente ressalta semelhanças nas reformas fiscais de Brasil e Espanha

Notícia

Presidente ressalta semelhanças nas reformas fiscais de Brasil e Espanha

Relações Internacionais

Durante brinde no Palácio do Planalto, presidente afirmou que Espanha superou a crise por meio de mudanças na legislação trabalhista e previdenciária
por Portal Planalto publicado: 24/04/2017 15h53 última modificação: 24/04/2017 16h09
Foto: Beto Barata/PR Temer destacou as similaridades entre as crises vividas por Brasil e Espanha

Temer destacou as similaridades entre as crises vividas por Brasil e Espanha

O presidente da República, Michel Temer, ressaltou, nesta segunda-feira (24), que o Brasil trilha um caminho semelhante ao da Espanha na retomada do crescimento econômico, onde também foram necessárias reformas trabalhistas e previdenciárias para superar a crise. A declaração ocorreu durante almoço com o presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, no Palácio Itamaraty.

"Ao promover as reformas fundamentais para a economia espanhola, no particular, a trabalhista e a previdenciária, Vossa Excelência registrou as resistências inaugurais, mas logo depois o apoio e o aplauso dos efeitos por elas produzidas para superar a crise espanhola. Nós estamos no mesmo caminho", afirmou Temer durante o brinde.

Antes, em declaração à imprensa, o presidente brasileiro reforçou a similaridade das crises enfrentadas pelos dois países. “A Espanha e o Brasil viveram e vivem momentos semelhantes. Ouvi até o relato do presidente espanhol referente às grandes reformas que foram feitas na Espanha”, relatou o presidente Temer.

Nos últimos meses, a economia do Brasil tem dado sinais de recuperação, com a queda da inflação, que registrou 4,6% em março, e a redução dos juros, o que elevou a confiança dos investidores. Segundo o presidente espanhol, os investimentos em empresas brasileiras devem continuar a crescer.

Projetos

Nas negociações desta tarde com empresários brasileiros e espanhóis, Temer e Rajoy debateram o estreitamento das relações entre o Brasil e a Espanha. Nas conversas, os presidentes destacaram a Ellalink, joint-venture entre a Telebras e a Islalink, para construção de cabos de fibra ótica ultramarinas entre os dois continentes. 

"Será o primeiro cabo de fibra-óptica de grande capacidade a ligar a América do Sul à Europa, no particular, o Brasil à Espanha. Será uma iniciativa para encurtar ainda mais as distâncias", destacou Temer. A Espanha é o terceiro maior investidor estrangeiro no País, com investimentos que alcançaram US$ 64 bilhões em 2016.

Além dos investimentos bilaterais, Temer disse esperar pelo fechamento do acordo entre o Mercosul e a União Europeia ainda neste ano. "Nossas possibilidades serão ainda mais promissoras com a celebração do acordo Mercosul-União Europeia. A Espanha tem sido aliada fundamental nessas negociações", ressaltou. 

Fonte: Portal Planalto