Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 04 > Anfavea: reformas vão gerar crescimento do setor automotivo

Notícia

Anfavea: reformas vão gerar crescimento do setor automotivo

Recuperação econômica

Em reunião com Michel Temer, presidente da entidade que representa as montadoras e representantes da indústria expressaram apoio às medidas econômicas do governo federal
por Portal Planalto publicado: 25/04/2017 20h02 última modificação: 26/04/2017 13h53
Foto: Marcos Corrêa/PR Antonio Megale e representantes da indústria automotiva participaram de reunião com o presidente Michel Temer

Antonio Megale e representantes da indústria automotiva participaram de reunião com o presidente Michel Temer

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale, afirmou, nesta terça-feira (25), que as reformas trabalhista e da Previdência, além da nova política do teto de gastos, contribuirão diretamente para o crescimento da indústria no Brasil.

Em entrevista ao Portal Planalto, Megale vê a reforma trabalhista como responsável por criar um "alto nível de segurança jurídica" para as empresas e maior confiança para investidores, que vão confirmar e ampliar investimentos. Além disso, haverá diminuição do custo de emprego e aumento da competitividade. Com isso, haverá reflexos positivos na criação de postos de trabalho.

“Com a aprovação das medidas econômicas e reformas do governo, a previsibilidade para negócios será maior e voltaremos a crescer com números mais expressivos. É importante que aconteçam também concessões e obras de infraestrutura”, afirmou.

O presidente da Anfavea participou, nesta terça-feira (25), de reunião com o presidente da República, Michel Temer, e os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira. Presidentes de montadoras e outros representantes do setor também estiveram presentes no encontro.

“O setor automotivo esteve presente em peso e manifestou total apoio à implementação dessas reformas, fundamentais para o encaminhamento das questões econômicas do Brasil”, declarou.

Crescimento

Apesar das quedas observadas nos últimos anos, o setor já apresenta sinais de recuperação. De acordo com o presidente da Anfavea, houve crescimento nas exportações e as vendas internas também apresentam os primeiros indícios de crescimento.

“Desde 2014, não tínhamos um mês com melhoras em relação ao mesmo período do ano anterior, e isso aconteceu em março. Essa estabilização reflete a melhoria que temos observado no ambiente de negócios e é fundamental para a retomada do crescimento”, afirmou.

Futuro da indústria

A Anfavea apresentou ao presidente Temer o estudo "Agenda Automotiva Brasil". O documento aborda desafios para que o País tenha mais competitividade, consiga se inserir no mercado mundial e tenha acesso às mais modernas tecnologias para o setor.

“O Brasil tem tudo para voltar a ser um grande mercado, e nosso estudo apresenta caminhos que tornarão a indústria mais robusta. É nossa visão e contribuição sobre como a indústria deve ser organizada nos próximos anos”, explicou.

Fonte: Portal Planalto