Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 03 > Temer ressalta esforço do governo para acelerar obra do São Francisco

Notícia

Temer ressalta esforço do governo para acelerar obra do São Francisco

Recursos hídricos

Em mensagem às redes sociais, presidente celebrou inauguração de trecho que começa a levar água da transposição à Paraíba
por Portal Planalto publicado: 09/03/2017 22h30 última modificação: 10/03/2017 11h02
Arquivo EBC Presidente gravou mensagem às redes sociais celebrando inauguração de etapa da obra

Presidente gravou mensagem às redes sociais celebrando inauguração de etapa da obra

O presidente da República, Michel Temer, ressaltou, nesta quinta-feira (9), o esforço do governo federal em acelerar as obras do eixo leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que abastecerá os estados da Paraíba e Pernambuco. Antes do previsto, a água já começou a chegar na cidade de Monteiro (PB), onde Temer estará nesta sexta-feira (10) para inaugurar oficialmente o trecho da obra.

Em mensagem gravada para as redes sociais, o presidente da República estimou que o empreendimento pode ser concluído ainda no início de 2018. E destacou a aplicação de recursos adicionais para acelerar a obra“O fato é que, mais adiante, talvez em dezembro deste ano ou, quando muito, janeiro do ano que vem, nós vamos inaugurar o eixo norte, que leva água a outras áreas e a outros estados do Nordeste”, completou.

Uma vez finalizada, a transposição do Velho Chico irá beneficiar até 12 milhões de pessoas, levando água para toda a Região Nordeste, historicamente afetada pela falta de recursos hídricos.

Temer lembrou da trajetória da obra, que começou a ser idealizada há dois séculos, foi iniciada em 2007 e, agora, caminha para a conclusão. “No nosso governo, nós incentivamos e alongamos, bastante até, as verbas destinadas à transposição do rio São Francisco, um obra que, na verdade, começou há muitos anos atrás. Ela é fruto de vários governo”, disse.

Revitalização

Diante da inauguração do eixo leste, e a expectativa da conclusão do eixo norte da obra, o presidente chamou atenção para a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, afirmando que o governo já começou a destinar verbas para o programa, lançado em agosto do ano passado.

Segundo ele, as verbas serão destinadas até 2025 ou 2026 e integrarão o programa lançado pelo governo federal.

Fonte: Portal Planalto