Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 02 > Temer defende ampliação do comércio e investimentos entre Brasil e Argentina

Notícia

Temer defende ampliação do comércio e investimentos entre Brasil e Argentina

Diplomacia

Presidente argentino recebeu o grande colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, maior condecoração do governo brasileiro a cidadãos estrangeiros
por Portal Planalto publicado: 07/02/2017 15h38 última modificação: 07/02/2017 20h25
Beto Barata/PR Macri ainda visita Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal

Macri ainda visita Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal

O presidente da República, Michel Temer, ressaltou nesta terça-feira (7) a importância do estreitamento das relações bilaterais com a Argentina. Após um almoço oferecido no Palácio do Itamaraty, o presidente argentino, Maurício Marcri, foi homenageado ao receber o grande colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

No seu discurso, Temer afirmou que não basta apenas enaltecer o passado nas relações entre os dois países. Também é necessário agir para que as nações avancem “naquilo que é essencial”. “É tempo de ampliar o comércio, ampliar os investimentos, ampliar oportunidades para argentinos e brasileiros. Já que essa altura, não há tabus na relação Brasil-Argentina", afirmou.

As relações diplomáticas entre Brasil e Argentina ganharam força na década de 1980, quando José Sarney assumiu a presidência da República. Para Temer, a aliança, além de histórica, também se estende ao setor privado. "Eu constato que essa coesão, não é restrita aos nossos governos. Que nossos empresários, nossos trabalhadores, nossos estudantes, estão engajados nessa obra coletiva, que é a prosperidade comum de Argentina e Brasil", ponderou.

Temer visitou a Argentina em outubro de 2016, primeira visita bilateral após assumir a Presidência da República em definitivo. Após o encontro no Palácio do Planalto, Macri será recebido no Congresso Nacional pelos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados e, em seguida, pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Integração

Foram assinados nesta terça-feira quatro atos com o objetivo de aumentar a parceria no intercâmbio comercial, na prestação de serviços de saúde em regiões fronteiriças e na cooperação diplomática e consular entre Brasil e Argentina. Segundo Temer, eles contribuem para o avanço da universalização das relações diplomáticas.

"Coincidimos até na proposta de nos integrarmos, integrar o Mercosul com a aliança do Pacífico. Os países da América do Sul, México, que é uma aliança importante para todos nós", disse.

Homenagem

A Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros, é concedida por decreto presidencial. Ela possui seis degraus: grande colar, grã-cruz, grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro.

"A liderança agregadora de vossa excelência, neste panorama de incertezas, devo dizer, é motivo de nossa admiração e de nosso reconhecimento", destacou o presidente.

Fonte: Portal Planalto