Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 02 > Temer autoriza envio de Forças Armadas para o Rio de Janeiro

Notícia

Temer autoriza envio de Forças Armadas para o Rio de Janeiro

Apoio Federal

Ministro da Defesa vai participar de reunião com representantes do governo fluminense para definir a logística da operação de segurança pública na região
por Portal Planalto publicado: 13/02/2017 19h06 última modificação: 13/02/2017 19h23
Tânia Rêgo/Agência Brasil Logística da operação será definida nesta terça-feira no Rio de Janeiro

Logística da operação será definida nesta terça-feira no Rio de Janeiro

O presidente da República, Michel Temer, autorizou nesta segunda-feira (13) o envio de integrantes das Forças Armadas para a região metropolitana do Rio de Janeiro. A decisão ocorreu após reunião com o governador fluminense, Luiz Fernando Pezão, no Palácio do Planalto.

As tropas atuarão reforçando o policiamento na cidade a partir desta terça-feira (14) em Garantia da Lei e da Ordem (GLO). O ministro da Defesa, Raul Jungmann, viaja amanhã ao Rio de Janeiro para participar de reunião que definirá toda a logística da operação.

Para que ocorra a atuação das Forças Armadas em GLO é preciso que o presidente Temer autorize a ação por decreto. A partir desse instante, o Ministério da Defesa aciona as tropas para o emprego efetivo.

Pezão apresentou o pedido de GLO a Temer durante encontro no Palácio do Planalto. Ele traz como ponto de partida a definição da área de atuação e o período em que isso vai ocorrer, que serão divulgados amanhã.

Na última segunda-feira (6), o presidente Temer autorizou o emprego das Forças Armadas em GLO no Espírito Santo. Denominada Operação Capixaba, conta com 3.130 militares das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança Pública. Com a atuação dos militares, a capital Vitória já vive um clima de normalidade. 

Fonte: Portal Planalto, com informações do Ministério da Defesa