Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 01 > União demonstra empenho com a saúde dos estados, diz secretário do RS

Notícia

União demonstra empenho com a saúde dos estados, diz secretário do RS

Atendimento de urgência

Rio Grande do Sul receberá 61 das 340 ambulâncias que serão doadas para renovar frota do Samu em 19 estados
por Portal Planalto publicado: 09/01/2017 10h56 última modificação: 09/01/2017 14h23
Reprodução/Portal Planalto Dos 61 veículos destinados aos municípios gaúchos, 7 são de suporte avançado e 54 de suporte básico

Dos 61 veículos destinados aos municípios gaúchos, 7 são de suporte avançado e 54 de suporte básico

O Rio Grande do Sul recebe do governo federal, nesta segunda-feira (9), 61 ambulâncias para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

A entrega, que será feita pelo presidente Michel Temer no município gaúcho de Esteio, faz parte da doação de 340 ambulâncias adquiridas pelo Ministério da Saúde para serem distribuídas para 19 estados. O investimento total é de R$ 67,6 milhões.

Em entrevista ao Portal Planalto, o secretário estadual de saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo, afirmou que o investimento evidencia o compromisso do governo federal com a saúde. 

“É a comprovação de que o governo federal está empenhado com a questão da saúde e, mesmo com o ajuste fiscal, os recursos para a área da saúde têm sido preservados. Essa é a prova que não está ocorrendo redução de recursos para a área da saúde”, apontou.

Dos 61 veículos destinados aos municípios gaúchos, sete são de suporte avançado e 54 de suporte básico. As unidades vão substituir parte da frota enquadrada no critério de tempo de uso.

O secretário destaca também que a renovação da frota vai aumentar o tempo de disponibilidade das ambulâncias para atendimento à população, uma vez que os veículos novos apresentarão uma demanda bem menor por manutenção.

“A chegada das ambulâncias novas significa qualificação do serviço e um tempo de disponibilidade muito maior para a população. Essa é uma ambulância que vai ficar em atividade por muito mais tempo, ela não vai exigir manutenção, ela não vai para a oficina, o que acontece com muita frequência quando as ambulâncias já estão com tempo de uso muito grande”, avalia.

No Rio Grande do Sul, o Samu conta com 161 bases de atendimento que atendem a 276 municípios, cobrindo uma população de mais de 10 milhões de habitantes. Em 2016, a central 192 realizou mais de 450 mil atendimentos no estado.

Fonte: Portal Planalto