Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 01 > Plano Nacional prevê núcleo de inteligência em cada Estado

Notícia

Plano Nacional prevê núcleo de inteligência em cada Estado

Segurança

Programa anunciado pelo Ministério da Justiça e Cidadania vai criar grupos entre as várias polícias para tornar ações mais estratégicas
por Portal Planalto publicado: 05/01/2017 17h22 última modificação: 05/01/2017 17h32

Cada unidade da federação passará a ter um núcleo integrado de inteligência formado pelas polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, Civil e por integrantes do Sistema Penitenciário. A criação desse grupo é parte das medidas que serão implementadas pelo novo Plano Nacional de Segurança Pública.

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, apresentou o plano nesta quinta-feira (5). Segundo ele, o grupo vai captar e compartilhar informações entre si para uma atuação mais precisa e eficaz contra o crime organizado.

“Esse grupo vai indicar quais os melhores momentos e locais para as operações”, afirmou durante entrevista à imprensa. “Esse núcleo será importantíssimo para o País”, disse. No Rio de Janeiro e em São Paulo, explicou o ministro, esses grupos já estão em operação.

Moraes relatou ainda que o governo vai agir em parceria com as Forças Armadas na realização e apoio de algumas operações. “Principalmente na Região Amazônica, onde há dificuldade de locomoção”, relatou.

Uso de satélite

O Ministério da Defesa também terá participação no plano com várias ações. Entre elas, o lançamento de um satélite construído por Brasil e França vai prover internet de banda larga para todo o País, com um feixe destinado exclusivamente para o Ministério da Defesa, o que vai permitir coordenar e operacionalizar as ações em área de fronteira.

Fonte: Portal Planalto, com informações do Ministério da Justiça e Cidadania e do Ministério da Defesa