Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2017 > 01 > Controle da inflação gera cenário de estabilidade econômica no País

Notícia

Controle da inflação gera cenário de estabilidade econômica no País

Economia

Para ministro Dyogo Oliveira, resultado do IPCA de 2016 é positivo para expectativas inflacionárias dos próximos anos
por Portal Planalto publicado: 11/01/2017 16h52 última modificação: 12/01/2017 10h35
Foto: Valdenio Vieira/PR Oliveira: índice de inflação se reflete nas decisões de investimento

Oliveira: índice de inflação se reflete nas decisões de investimento

A desaceleração da inflação oficial, que fechou 2016 dentro da meta estabelecida pelo governo, permitirá ao Brasil ter um cenário de mais estabilidade econômica para os próximos anos. A avaliação é do ministro interino do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, que credita à perda de força do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a melhora do otimismo entre famílias e empresas, com reflexos positivos nas decisões sobre investimento no País.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (11) que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2016 em 6,29%, abaixo dos 10,67% registrados em 2015. O percentual ficou abaixo do teto da meta, de 6,5%.

“Isso permitirá a ancoragem das expectativas inflacionárias nos próximos anos, dando um cenário de mais estabilidade. Isso de fato se reflete também nas decisões de investimento, porque permite uma programação dos agentes a respeito do futuro”, disse o ministro, em entrevista ao Portal Planalto.

Para Oliveira, um percentual elevado, como o registrado em 2015, “prejudica muito” a capacidade de planejamento dos investidores. “E, por outro lado, um nível mais baixo de inflação vai permitir ao longo dos próximos meses uma política monetária mais compatível”, analisou.

Fonte: Portal Planalto

Assunto(s): Economia, Governo federal