Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 12 > Temer recebe chanceler argentina para discutir desafios da região

Notícia

Temer recebe chanceler argentina para discutir desafios da região

Relações Bilaterais

Ministra Susana Malcorra ainda se encontrou com ministro das Relações Exteriores, José Serra
por Portal Planalto publicado: 08/12/2016 20h31 última modificação: 08/12/2016 20h31
Foto: Marcos Corrêa/PR Neste ano comemoram-se 30 anos de relações diplomáticas

Neste ano comemoram-se 30 anos de relações diplomáticas

O presidente da República, Michel Temer, recebeu a chanceler argentina, Susana Malcorra, nesta quinta-feira (8) no Palácio do Planalto. Durante o encontro, eles discutiram os desafios pelos quais passam os países do Cone Sul. Em seguida, Malcorra ainda se encontrou com o ministro das Relações Exteriores, José Serra.

Neste ano é data em que se comemoram 30 anos da assinatura da Ata para a Integração Argentino-Brasileira, que estabeleceu o Programa de Integração e Cooperação Econômica entre os dois países. Esse acordo lançou as bases para estreitar as relações comerciais na região.

Em nota, Serra ressaltou os aspectos comuns entre Argentina e Brasil, como o contexto histórico, a cultura e os recursos naturais. "Nossos interesses de longo prazo compreendem estruturação de um espaço regional e mundial de paz, desenvolvimento e respeito à democracia e aos direitos humanos".

O Ministério das Relações Exteriores informou que, no ano passado, o comércio bilateral movimentou US$ 23 bilhões, com impacto sobretudo na indústria, já que os industrializados representaram 90% dos itens comercializados.

"Não é possível pensar em um futuro de progresso e desenvolvimento para Brasil e Argentina sem a união de esforços entre os países. Com a colaboração estreita de nossos governos, temos condições de tornar realidade nossos ideais", disse o ministro.

Fonte: Portal Planalto