Notícia

Relações Bilaterais

Temer recebe chanceler argentina para discutir desafios da região

publicado: 08/12/2016 20h31, última modificação: 26/02/2018 12h08
Ministra Susana Malcorra ainda se encontrou com ministro das Relações Exteriores, José Serra

O presidente da República, Michel Temer, recebeu a chanceler argentina, Susana Malcorra, nesta quinta-feira (8) no Palácio do Planalto. Durante o encontro, eles discutiram os desafios pelos quais passam os países do Cone Sul. Em seguida, Malcorra ainda se encontrou com o ministro das Relações Exteriores, José Serra.

Neste ano é data em que se comemoram 30 anos da assinatura da Ata para a Integração Argentino-Brasileira, que estabeleceu o Programa de Integração e Cooperação Econômica entre os dois países. Esse acordo lançou as bases para estreitar as relações comerciais na região.

Em nota, Serra ressaltou os aspectos comuns entre Argentina e Brasil, como o contexto histórico, a cultura e os recursos naturais. "Nossos interesses de longo prazo compreendem estruturação de um espaço regional e mundial de paz, desenvolvimento e respeito à democracia e aos direitos humanos".

O Ministério das Relações Exteriores informou que, no ano passado, o comércio bilateral movimentou US$ 23 bilhões, com impacto sobretudo na indústria, já que os industrializados representaram 90% dos itens comercializados.

"Não é possível pensar em um futuro de progresso e desenvolvimento para Brasil e Argentina sem a união de esforços entre os países. Com a colaboração estreita de nossos governos, temos condições de tornar realidade nossos ideais", disse o ministro.

Fonte: Portal Planalto

registrado em: , , ,