Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 11 > Temer ressalta importância comercial dos EUA para o Brasil

Notícia

Temer ressalta importância comercial dos EUA para o Brasil

Entrevista

Após eleição de Donald Trump, presidente reforçou em entrevista à radio Jovem Pan que relação institucional entre os dois países não sofrerá alterações
por Portal Planalto publicado: 09/11/2016 12h46 última modificação: 09/11/2016 13h35
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil Presidente lembrou que os norte-americanos são o segundo parceiro comercial do País

Presidente lembrou que os norte-americanos são o segundo parceiro comercial do País

O presidente da República, Michel Temer, reforçou, nesta quarta-feira (9), a importância dos Estados Unidos da América para a balança comercial do Brasil. Em entrevista à Rádio Jovem Pan, Temer lembrou que a relação entre os dois países é antiga e não sofrerá alteração.

As declarações do presidente vieram após ser questionado na entrevista sobre o resultado da eleição presidencial norte-americana. O candidato do Partido Republicano, Donald Trump, venceu a democrata Hillary Clinton na disputa pela Casa Branca.

Temer lembrou que os dois países têm uma relação antiga sob o foco comercial e que os Estados Unidos são o segundo maior parceiro do Brasil em negócios. Reafirmou o interesse em atrair investimentos americanos para as 34 concessões em áreas públicas do Projeto Crescer. Em setembro deste ano, o presidente divulgou as oportunidades de investimentos a empresários americanos em um encontro em Nova York.

“Estamos abertos para a vinda do capital estrangeiro que pode se associar ao capital nacional. Para nós é importante ter investimentos dos Estados Unidos e de outros tantos países aqui no Brasil, é importante para o foco principal do nosso governo, que é eliminar pouco a pouco o desemprego”, disse.

Temer expressou ter “absoluta convicção” de que a relação institucional do Brasil com os Estados Unidos não sofrerá modificações. “É uma relação de Estado para Estado. O povo decidiu dessa maneira, o Brasil só pode tirar o chapéu, cumprimentar”, afirmou.

PEC dos gastos públicos

Respondendo sobre a expectativa de votação da Proposta de Emenda Constitucional que estabelece um teto para os gastos públicos, Michel Temer expressou confiança na aprovação da medida.

Ele lembrou que já há uma programação no Senado Federal estabelecendo votação em primeiro no dia 29 de novembro e em segundo turno no dia 13 de dezembro.

“Eu tenho certeza que vai ser aprovada este ano, o Congresso tem colaborado muitíssimo conosco e com o País”, declarou.

Fonte: Portal Planalto