Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 11 > Temer discute ações para minimizar impactos da seca na Paraíba

Notícia

Temer discute ações para minimizar impactos da seca na Paraíba

Recursos Hídricos

Governador paraibano defendeu parceria com o governo federal para expandir sistema de fornecimento de água no estado
publicado: 16/11/2016 15h50 última modificação: 17/11/2016 12h06
Foto: Marcos Corrêa/PR Temer se reuniu no Planalto com governador, secretário e senador paraibanos

Temer se reuniu no Planalto com governador, secretário e senador paraibanos

O presidente da República, Michel Temer, discutiu, nesta quarta-feira (16), medidas para amenizar a seca na Paraíba. Em reunião com o governador paraibano, Ricardo Coutinho, o secretário de Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Azevedo, e o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), foi apresentada como possível solução a melhor distribuição das águas da transposição do rio São Francisco.

De acordo com Coutinho, um dos pedidos é que os governos estadual e federal atuem lado a lado na expansão da transposição com sistema adutor da Borborema. Assim, toda a rede de adutoras do Cariri seria beneficiada, assim como da região do Curimataú, local onde menos chove na Paraíba.

"É preciso reforçar a nossa estrutura para quando a chuva vir ou quando a transposição chegar, já que o Eixo Leste deve estar chegando no primeiro trimestre do próximo ano", afirmou Coutinho.  

Mais da metade dos municípios da Paraíba sofrem com a seca prolongada e está em situação de emergência decretada pelo governo do estado. De acordo com a Defesa Civil, a estiagem atinge 195 dos 223 municípios do estado. Nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão são as mais afetadas pela estiagem. De fevereiro a maio, época da chuva, houve uma redução acentuada no índice pluviométrico.

Fonte: Portal Planalto