Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 11 > Freire cuidará dos interesses da Cultura e do Brasil, diz Temer

Notícia

Freire cuidará dos interesses da Cultura e do Brasil, diz Temer

Posse

Deputado foi empossado nesta quarta-feira como ministro da pasta
publicado: 23/11/2016 14h30 última modificação: 23/11/2016 20h41

O presidente da República, Michel Temer, deu posse, nesta quarta-feira (23), a Roberto Freire como ministro da Cultura. Ao oficializar Freire no cargo, Temer relembrou a trajetória do novo titular da pasta e afirmou que ele “não vai cuidar apenas da Cultura”.

“É claro que fundamentalmente vai fazê-lo, mas eu quero que você esteja ao meu lado para me ajudar a governar. E quando ele faz o discurso, ele dá uma amplitude tal, que não se cinge apenas à Cultura, mas se cinge aos interesses do Brasil”, afirmou.

Freire começou no serviço público no ano de 1967, após ser aprovado em primeiro lugar no concurso para gerente de Cooperativa Integral de Reforma Agrária, realizado pelo IBRA (Instituto Brasileiro de Reforma Agrária).

Em 1972, candidatou-se a prefeito de Olinda (pelo MDB). Foi o mais votado, mas perdeu para a soma dos votos das duas sublegendas da ARENA. O primeiro mandato, de deputado estadual, foi conquistado em 1974 pelo então MDB.

Depois da experiência em Pernambuco, foi eleito para quatro mandatos sucessivos de deputado federal, de 1979 a 1994. Em seguida, elegeu-se senador. De 2003 a 2006, volta à Câmara para o seu quinto mandato como deputado federal pelo estado.

Em 2010, mudou seu domicílio eleitoral para São Paulo e se elegeu novamente deputado federal. Nas eleições de 2014, ficou como um dos suplentes da coligação PPS/PSDB, mas logo assumiu o cargo na Câmara dos Deputados.

Fonte: Portal Planalto