Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 11 > Em jantar, Temer faz homenagem ao primeiro-ministro português

Notícia

Em jantar, Temer faz homenagem ao primeiro-ministro português

Relações Bilaterais

António Costa se reuniu com presidente para debater acordos bilaterais e apoio nas negociações entre Mercosul e União Europeia
publicado: 01/11/2016 21h13 última modificação: 03/11/2016 17h53
Beto Barata/PR Em jantar oferecido ao primeiro-ministro Antonio Costa, Temer destacou raízes comuns entre Brasil e Portugal

Em jantar oferecido ao primeiro-ministro Antonio Costa, Temer destacou raízes comuns entre Brasil e Portugal

Na noite desta terça-feira (1°), o presidente Michel Temer recebe a delegação de Portugal no Palácio do Planalto. O evento é uma homenagem ao primeiro-ministro daquele país, António Costa. 

Em seu discurso de brinde no início do jantar, Temer frisou os aspectos que aproximam os dois países, como a história, a cultura e o idioma. "Portugal é presença formadora em todos os cantos do Brasil. Os corredores e salões deste Palácio guardam diferentes fragmentos de nosso passado comum. (...) A nossa é uma trajetória que entrelaça encontros e reencontros", afirmou o presidente. 

Temer ressaltou a importância da cooperação entre portugueses e brasileiros. "Confiante num futuro de crescente prosperidade para brasileiros e portugueses, tenho a honra de erguer um brinde à amizade perene entre o Brasil e Portugal."

Reunião

Mais cedo, o primeiro-ministro português António Costa já havia se reunido com o presidente para tratar do apoio do país ao Mercosul. Costa assegurou que vai atuar como "advogado" do bloco em negociações comerciais com a União Europeia. 

Além disso, também foram assinados acordos de cooperação científica para a produção de carros elétricos e estudos acadêmicos na Centro Internacional de Investigação dos Açores.

Fonte: Portal Planalto