Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 10 > Visita à Índia relançou nossa parceria estratégica, declara Temer

Notícia

Visita à Índia relançou nossa parceria estratégica, declara Temer

Brasil no BRICS

Durante encontro bilateral, os líderes dos dois países avançaram nas discussões de um acordo para cooperação e facilitação de investimentos
publicado: 17/10/2016 07h44 última modificação: 17/10/2016 13h03
Foto: Isac Nóbrega/PR Presidente Michel Temer em encontro com o Primeiro Ministro da República da Índia, Narendra Modi

Presidente Michel Temer em encontro com o Primeiro Ministro da República da Índia, Narendra Modi

Após encontro bilateral com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, nesta segunda-feira (17), em Goa, Índia, o presidente Michel Temer afirmou que essa visita ao país asiático “relançou” a parceria estratégica entre os dois países.

“Essa visita relançou nossa parceria estratégica que se voltará para uma inserção mais competitiva nos mercados globais e para o desenvolvimento de nossas sociedades. Esperamos que esse nosso encontro incremente cada vez mais as nossas relações”, disse Temer.

Durante o encontro, houve avanços nas negociações do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos, que ampliará a segurança jurídica para os investidores dos dois países, facilitando a inserção de empresas brasileiras na Índia e propiciando a vinda de companhias indianas ao Brasil.

Temer ressaltou que nos encontros empresariais que foram realizados durante a visita, verificou-se o grande interesse de empresários brasileiros em aplicar seus recursos na Índia. Ele incentivou, em contrapartida, os empresários indianos a aplicarem no Brasil e destacou as oportunidades de investimento do Programa Crescer, que lançou 34 projetos iniciais nas áreas de portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, energia, óleo e gás.

“Nós todos sabemos que a Índia se transformou muito nos últimos anos, hoje é uma das principais economias globais, cresce a taxas elevadas e tem muita complementariedade com o Brasil”, disse Temer. E apontou que no Brasil começa agora também um processo de transformação. “A retomada do crescimento econômico requer presença ativa no Brasil não só internamente, mas nos principais mercados do mundo, entre eles, a Índia.”

No encontro, ao se discutir sobre os temas de defesa, agricultura e indústria farmacêutica, foi acertado que serão enviadas missões brasileiras à Índia com objetivo de ampliar as relações nessas áreas. Os dois líderes trataram também sobre iniciativas ambientais dos dois países e sobre as posições comuns quanto à necessidade do aperfeiçoamento de regras e instituições internacionais.

Michel Temer convidou o primeiro-ministro indiano para uma visita oficial ao Brasil. “Sua presença no Estado brasileiro seria extremamente útil para o povo brasileiro, mas particularmente para o nosso governo”, afirmou.

Relações comerciais com a Índia

Fonte: Portal Planalto