Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 10 > Temer quer manter relação próxima com Timor-Leste

Notícia

Temer quer manter relação próxima com Timor-Leste

Língua Portuguesa

Presidente do Brasil reuniu-se com o colega timorense no Palácio do Planalto, antes da conferência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
por Portal Planalto publicado: 31/10/2016 15h19 última modificação: 31/10/2016 16h09
Foto: Beto Barata/PR Temer e Taur Matan Ruak discutiram acordos de cooperação técnica entre os dois países

Temer e Taur Matan Ruak discutiram acordos de cooperação técnica entre os dois países

Os presidentes do Brasil, Michel Temer, e do Timor-Leste, Taur Matan Ruak, discutiram nesta segunda-feira (31) oportunidades de cooperação técnica, em especial na área de defesa e educação. Durante a reunião, Temer destacou que o País quer manter relação de "muita proximidade" com a nação do Sudoeste Asiático.

Temer cumprimentou o Timor-Leste pelo desempenho na presidência da CPLP nos últimos dois anos. O presidente da República lembrou que, pela primeira vez desde 2008, um chefe de Estado brasileiro participa da reunião da comunidade.

Matan Ruak está no Brasil para a XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que ocorre em Brasília até amanhã. A conferência, que tem como tema "A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável", marca o 20º aniversário da comunidade.

Além do Brasil e Timor Leste, fazem parte da CPLP Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe. Entre os objetivos da entidade estão a cooperação multissetorial e a promoção e difusão da língua portuguesa.

A última vez em que o Matan Ruak esteve no Brasil foi quando ocupava o cargo de ministro da Defesa do então presidente Xanana Gusmão, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Fonte: Portal Planalto