Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 10 > Michel Temer discute desenvolvimento fronteiriço em visita ao Paraguai

Notícia

Michel Temer discute desenvolvimento fronteiriço em visita ao Paraguai

Em encontro de trabalho com o presidente Horacio Cartes, o presidente brasileiro tratará também sobre o fortalecimento do Mercosul e das negociações externas do bloco
por Portal Planalto publicado: 01/10/2016 19h37 última modificação: 03/10/2016 15h47
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Michel Temer visita o Paraguai pela primeira vez desde que assumiu definitivamente a presidência da República

Michel Temer visita o Paraguai pela primeira vez desde que assumiu definitivamente a presidência da República

Em visita oficial ao Paraguai, o presidente Michel Temer participará, nesta segunda-feira (3), de um encontro de trabalho com o presidente do país vizinho, Horacio Cartes. Um dos eixos principais que serão tratados diz respeito ao desenvolvimento fronteiriço em todas as suas dimensões, como infraestrutura, comércio e incremento da cooperação no combate a ilícitos.

No encontro, os presidentes também vão tratar de temas das agendas regional e multilateral, em particular o fortalecimento econômico e comercial do Mercosul e as negociações externas do bloco no que se refere às negociações com a União Europeia.

O Paraguai é um dos principais parceiros políticos e comerciais do Brasil. As relações bilaterais são fortalecidas pela presença de importante comunidade brasileira naquele país e têm como símbolo concreto a empresa binacional de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia.

O Brasil é o principal destino das exportações paraguaias e o principal fornecedor de produtos para o Paraguai. Em 2015, o intercâmbio bilateral alcançou US$ 3,3 bilhões. Nos primeiros oito meses de 2016, o intercâmbio bilateral alcançou US$ 2,1 bilhões. O comércio bilateral é caracterizado por elevada porcentagem de produtos de alto valor agregado. No ano passado, 93,7% das exportações brasileiras ao Paraguai foram compostas de produtos manufaturados.

A viagem desta segunda-feira, em que também visita a Argentina, é a primeira de Temer a países vizinhos na América do Sul desde que assumiu definitivamente a presidência da República. Farão parte da comitiva que visita o Paraguai os ministros das Relações Exteriores, José Serra; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira; da Defesa, Raul Jungmann; da Justiça, Alexandre de Moraes; e do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen.

Michel Temer discute desenvolvimento fronteiriço em visita ao Paraguai

Fonte: MRE e Portal Planalto