Você está aqui: Página Inicial > Acompanhe o Planalto > Notícias > 2016 > 10 > Reinserir Brasil no comércio exterior é gerar empregos, diz Marcos Pereira

Notícia

Reinserir Brasil no comércio exterior é gerar empregos, diz Marcos Pereira

Brasil no BRICS

Comitiva do governo brasileiro negocia acordos com Índia e BRICS para ampliação das trocas comerciais
por Portal Planalto publicado: 15/10/2016 14h06 última modificação: 16/10/2016 17h30
Divulgação/MDIC Ministro Marcos Pereira durante da abertura da primeira Feira de Comércio dos BRICS

Ministro Marcos Pereira durante da abertura da primeira Feira de Comércio dos BRICS

A viagem da comitiva brasileira à Índia é fundamental para a reinserção do Brasil no cenário do comércio exterior, o que contribuirá para a geração de empregos no País. Após participar, junto ao presidente Michel Temer, de encontro com empresários brasileiros neste sábado (15), em Goa, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, ressaltou o combate ao desemprego como um dos principais objetivos do governo.

“Estamos envolvidos nesse projeto de voltar a inserir o Brasil no comércio exterior. Reinserir o Brasil no cenário exterior visa gerar novos recursos para o País e, consequentemente, geraremos investimentos e, gerando investimentos, geraremos emprego”, afirmou.

Um dos caminhos para a geração de emprego é o fortalecimento das micros, pequenas e médias empresas, segmento responsável pela maior parcela de empregos no Brasil e no mundo. E esse foi um dos temas principais na reunião entre os ministros de Comércio do BRICS, realizada nesta semana.

“Avançamos no entendimento de que vamos fortalecer as micro, pequenas e médias empresas no âmbito do BRICS, porque elas têm uma importância significativa, não só para o mercado doméstico desses países, como também para o mercado internacional”, disse o ministro.

Mercosul e BRICS

Também foi discutida pelos ministros do Comércio do BRICS a janela única de comércio exterior, mecanismo para intensificar as transações entre os cinco países, que visa avançar em soluções na região aduaneira do grupo.

“Isso significa gerar novos negócios não só no âmbito desses países, mas também do bloco do Mercosul de que o Brasil faz parte”, frisou.

Relações bilaterias

No âmbito das relações bilaterais Brasil-Índia, ainda será assinado, durante a visita da comitiva brasileira, um acordo de cooperação e facilitação de investimentos. O instrumento fomentará o investimento de empresas brasileiras na Índia e de empresas indianas no Brasil por meio da facilitação do ambiente de negócios, conferindo segurança jurídica e previsibilidade para os investidores.

Marcos Pereira ressaltou que os avanços que estão sendo alcançados nesta visita à Índia, bem como em outras agendas internacionais, é fruto do diálogo, que é característica do governo.

“O presidente Michel Temer tem dito que a marca do governo é o diálogo. E nós estamos dialogando com os principais players internacionais e estamos dialogando também com o setor privado brasileiro e externo para que possamos voltar a crescer”, apontou o ministro.

Fonte: Portal Planalto